LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 25/2018

    INFORMATIVO ABCM Nº 25/2018

    Semana de 24 a 28 de setembro de 2018

     

    Eventos

     

    Encontro Regional de END e Inspeção

    18 de outubro de 2018, Bahia Othon Palace Hotel, Salvador – Bahia

    Fonte: Abendi

     

    Um encontro direcionado à indústria com foco em manutenção, confiabilidade, integridade de equipamentos e aplicação de END’s e Inspeção.

    Nesta edição o evento propõe temas relacionados ao segmento de geração de energia/renováveis, que vem ao encontro do forte desenvolvimento na região.

     

    Os 4 Painéis Mais Aguardados Sobre A Indústria São Temas No Encontro!

     

    Competitividade, Integridade e redução de riscos na cadeia Química e Petroquímica

    Panorama do setor Petróleo & Gás

    Desafios operacionais, oportunidades e aplicações para cadeia de Energias Renováveis

    A importância da formação de profissionais.

     

    As principais empresas também estarão presentes no encontro na área de Relacionamento com as mais recentes tecnologias, produtos e serviços do setor de END e Inspeção de Equipamentos e Materiais.

     

    Clique aqui para mais informações! 

     


    ERCOFTAC BPG - HRLES Methods for Ind CFD

    20 a 21 Nov 2018, Numeca – BE

    Fonte: ERCOFTAC

     

    Clique aqui para mais informações.

     


    ICMF 2019 -10 ª Conferência Internacional sobre Escoamento Multifásico

    19 a 24 de maio de 2019, Rio de Janeiro/RJ

    Fonte: Prof. Oscar Rodriguez (LEMI - EESC - USP)

     

    Dear Sir/Madam,

     

    On behalf of the Organizing Committee of ICMF2019, we are pleased to announce that best papers will be invited for submission to a Special Issue of Flow, Turbulence and Combustion.

    Instructions on how to apply for consideration to the Special Issue will be announced by the time of the notification of abstract acceptance (December 14th).

     

    We are looking forward to your submission.

     

    Sincerely,

    Oscar Rodriguez – USP

    Norberto Mangiavacchi – UERJ

     

    PAPER SUBMISSION http://icmf2019.com.br/paper_submission.html

    Clique aqui para mais informações. http://www.icmf2019.com.br/

     


    ICTAEM 2 - 2nd International Conference on Theoretical, Applied and Experimental Mechanics.

    23 a 26 de junho de 2019, Corfu – Greece.

    Fonte: Prof. Claudio Ruggieri (USP)

     

    Clique aqui para mais informações.

     


    ISOPE 2019 - 29th International Ocean and Polar Engineering Conference

    16 a 21 de junho de  2019 - Hilton Hawaiian Village Conference, Honolulu- Hawaii.

    Fonte: Prof. Claudio Ruggieri (USP)

     

    Clique aqui para mais informações.

     

     

    Attendance History

    Call 2019 - Honolulu

    Call ISOPE 2019 - HPM

     

    Outros

     

    Oportunidade de pós-doutorado em Microfabricação Aplicada a Processos de Transferência de Calor com Bolsa da FAPESP

    Fonte: Prof. Gherhardt Ribatski (Presidente da ABCM)

     

    Uma oportunidade de pós-doutorado está disponível na Escola de Engenharia de São Carlos – USP em parceria com o Centro de Componentes Semicondutores e de Nanotecnologias (CCSNano) da Unicamp para o Projeto Temático

    “PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR DE ELEVADO DESEMPENHO COM MUDANÇA DE FASE APLICADOS AO APROVEITAMENTO DE ENERGIA SOLAR”.  O Projeto Temático é coordenado pelo Prof.

    Gherhardt Ribatski, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e o candidato selecionado será supervisionado pelo Prof. Ribatski em colaboração com o Prof. José Alexandre Diniz. 

     

    O prazo de inscrição terminará em 31 de outubro de 2018.

     

    O projeto visa o desenvolvimento, proposição de configuração geométrica e a fabricação de absorvedor de calor de elevado desempenho baseado na evaporação em microcanais para o aproveitamento de energia solar. 

     

    Para isto é recomendável que o candidato possua conhecimentos avançados sobre processos de transferência de calor com mudança de fase e apresente boas habilidades e experiência no desenvolvimento de processos de microfabricação em substratos de silício (tais como: deposições de metais e de dielétricos, corrosão por plasma ICP, litografia e limpezas).

     

    Os candidatos devem enviar para ribatski@sc.usp.br uma carta de apresentação com justificativa de interesse e experiência nos tópicos propostos, curriculum vitae acadêmico atualizado e duas cartas de recomendação.

     

    A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

     

    Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


    Prof. Renato Machado Cotta receberá o título de Doutor Honoris Causa na Université de Reims Champagne-Ardenne

    Fonte: Prof. Gherhardt Ribatski (Presidente da ABCM)

     

    Professor Guillaume Gellé, Presidente da Universidade de Reims Champagne-Ardenne tem o prazer de convidá-lo para a sessão oficial de início do semestre da universidade que ocorrerá na sexta-feira 12 de outubro de 2018, às 16 horas no anfiteatro cultural n ° 10 de Campus da Cruz Vermelha em Reims.

    Durante esta cerimônia, o Presidente Guillaume Gellé terá a honra de entregar o título de Doutor Honoris Causa da universidade ao Sr. Renato Machado COTTA, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências.

     

     

     


    De olho no futuro do supply chain do setor de Óleo & Gás, Petronect e ECOA PUC-Rio lançam hackathon em busca de soluções de blockchain na área.

    Fonte: PUC-Rio

     

    Junto com a PUC-Rio, empresa investe em ampliar o comércio eletrônico no segmento

    A Petronect, em parceria com a universidade carioca PUC-Rio, acaba de anunciar a abertura das inscrições para o Desafio Blockchain Cadeia de Suprimentos, o hackathon de supply chain de Óleo e Gás da ECOA (PUC-Rio), uma iniciativa do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) para promover educação digital, democrática e gratuita. Até o dia 08 de outubro, é possível se inscrever gratuitamente no site http://www.puc-rio.br/ecoa/petronect. O Desafio Blockchain Cadeia de Suprimentos será toda online e as submissões devem ser entregues até 15 de outubro.

    A competição desafia os participantes a proporem protótipos de aplicações de blockchain que revolucionem a cadeira de suprimento (supply chain) da indústria de óleo e gás. Dentro dessa área, as propostas podem incluir o registro de fornecedores, o financiamento de rede de fornecedores e o compartilhamento de informações. A inscrição é gratuita e apenas a Petronect terá acesso e poderá utilizar as soluções sugeridas pelos participantes. A empresa espera receber dezenas de submissões nesta primeira edição da competição. Elson Cordeiro, diretor de operações da empresa, comemora: “É um marco para nós podermos criar, além de boas ideias, a semente da inovação dentro do ambiente acadêmico”. Ainda segundo ele, o hackathon é uma espécie de provocação ao mercado: “É um elemento chave na entrega contínua de negócios e da transformação digital”.

    Estão disponíveis no site da competição, cursos e palestras diversificadas sobre Blockchain, tudo grátis, para ajudar os participantes a se prepararem e expandirem sua visão. Serão oferecidos também conteúdo para ajudar na compreensão desta área, além de transmissões ao vivo com professores, pesquisadores e pessoas do mercado. “A ideia é proporcionar aos estudantes e profissionais de todo o Brasil a oportunidade de mostrarem sua criatividade e habilidades, enquanto aprimoram suas ideias”, revela o Prof. Gustavo Robichez, Coordenador de Desenvolvimento do Departamento de Informática da PUC-Rio.

    O vencedor será anunciado, ao vivo, no dia 31 de outubro, no evento de 15 anos da empresa e receberá um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). O júri será formado por profissionais da Petronect e acadêmicos do Departamento de Informática PUC-Rio.

    A Petronect e a ECOA/PUC-Rio são parceiras e, juntas, têm uma agenda tecnológica em comum, com foco em pesquisa e visão acadêmica. O evento conta ainda com o da Gartner, instituto líder mundial em pesquisas na área de tecnologia, e do Café com Cavanha, canal que debate temas dos segmentos de Energia, O&G e Supply Chain, incluindo agências, investidores, empresas, provedores e tecnologias.

     

    Sobre a Petronect:

    A Petronect foi criada há 15 anos para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços. É uma sociedade com participação da Petrobras, através de sua subsidiária e-Petro, SAP e Accenture. Desde a sua criação, a empresa tem atuado exclusivamente para as empresas do Grupo Petrobras e seus fornecedores.

    Sobre o CTC/PUC-Rio:

    O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) agrega cerca de 5 mil alunos, 140 laboratórios de ponta e aproximadamente 300 professores, a maioria de tempo integral e com doutorado no exterior. Na graduação, são dez cursos de Engenharia, dois de Informática e bacharelados em Química, Matemática e Física. De acordo com os resultados CAPES 2013-2016, dos 12 programas de pós-graduação do CTC avaliados, cinco conquistaram nota máxima e outros três ficaram apenas um ponto abaixo, confirmando a PUC-Rio como referência de qualidade de ensino no Brasil e no exterior.

     

    Serviço:

    DESAFIO BLOCKCHAIN CADEIA DE SUPRIMENTOS – PETRONECT

    Inscrições: até 08 de outubro de 2018.

    Submissões: até 15 de outubro de 2018

    Valor: Gratuito

    Site:  http://www.puc-rio.br/ecoa/petronect

    Link para inscrições: http://ecoa.usuarios.rdc.puc-rio.br/petronect/#presentationAnchor