LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM - Nº 09/2018

    INFORMATIVO ABCM Nº 09/2018
    Semana de 13 a 20 de abril de 2018.
     
     
    Eventos

     

    FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
    Data: 24 a 28 de abril de 2018 – São Paulo Expo.
     
     
    FEIMEC 2018 TERÁ DEMONSTRADOR DE MANUFATURA AVANÇADA COORDENADO PELA ABIMAQ
    Depois de estrear de forma inédita e exclusiva na edição de 2016, projeto volta este ano ainda mais moderno.
    A primeira apresentação de um Demonstrador de Manufatura Avançada numa feira setorial no Brasil se deu na edição inaugural da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, em 2016. Desde então, o conceito de Indústria 4.0 continuou avançando em termos de novas tecnologias integradas e se tornou uma realidade no processo industrial de uma série de setores que buscam ganhos de competitividade.
    Toda essa evolução se fará presente na FEIMEC 2018, de 24 a 28 de abril, no São Paulo Expo. Em sua terceira edição – a segunda foi na feira EXPOMAFE, no ano passado – o novo Demonstrador de Manufatura Avançada, liderado pela ABIMAQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos), volta ainda mais moderno.
    A principal novidade deste ano são os clusters de empresas, universidades e institutos de pesquisa, que permitirão ao público vivenciar de forma mais detalhada os conceitos e tecnologias envolvidos na Indústria 4.0. Entre outras experiências imersivas, os clusters oferecerão uma visão de Realidade Aumentada, Comunicação Máquina a Máquina, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual que reproduz uma célula idêntica à física por meio de óculos HTC VIVE/WS.
    Outra novidade desta edição é que a célula fabril instalada no pavilhão vai produzir um porta gadgets composto de três módulos. O principal (módulo fixo) é uma luminária de led acrílica, em que os convidados poderão incluir um texto personalizado – como o nome da sua empresa, por exemplo. A ele são agregados dois outros módulos, ligados por imãs, entre quatro opções disponíveis: porta-celular, relógio, porta-trecos (clipes, borracha) ou porta lápis e caneta, sendo estes módulos também passíveis de customização por meio da escolha da cor (azul ou vermelho).
    O Demonstrador de Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 é composto pela linha de produção propriamente dita, um cockpit com os sistemas de controle e gestão do processo produtivo, e os clusters para apresentação das tecnologias empregadas.
     
    MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
    A linha de produção é dividida nos seguintes módulos/etapas:
    1. Cadastro e Identificação por Reconhecimento Facial: é nesta etapa que, por meio de identificação com biometria facial, o convidado faz o “pedido” para dar start ao processo produtivo, introduz o texto a ser impresso na luminária e seleciona os dois módulos opcionais do porta gadgets.
    2. Usinagem: um centro de usinagem, um sistema inteligente de armazenamento de matérias-primas e um robô de alimentação e retirada customizam as peças de acordo com o pedido do convidado.
    3. Controle de qualidade: Uma máquina de Medição Tridimensional CNC verifica com exatidão as dimensões críticas do produto, analisa estatisticamente os dados e gera informações para controle e melhoria de processo.
    4. Manufatura Aditiva: A partir de uma Impressora 3D, os acessórios para compor o porta gadget são fabricados.
    5. Gravação a laser: alimentada por robô, a máquina faz a gravação do texto personalizado na peça acrílica que compõe a luminária.
    6. Montagem do produto: dois robôs e um sistema de armazenamento de acessórios montam o módulo de acordo com a configuração escolhida pelo convidado.
    7. Embalagem: uma solução de automação com sistema de manipulação eletropneumático, sensores de presença e rastreabilidade por RFID (Identificação por Radiofrequência) embala o produto.
    8. Entrega do produto por robótica colaborativa: Ao final da linha, é feita a identificação por meio da biometria facial e o convidado recebe seu produto diretamente de um robô colaborativo.
     
    SISTEMAS INTEGRADOS
    O cockpit mostra uma série de sistemas integrados à planta que visam ao controle do processo produtivo, compartilhamento das informações gerenciais, ganho de produtividade, economia de recursos, testes em ambiente virtual, entre muitos outros. São eles: 
    ERP (Enterprise Resource Planning): controla, integra e gerencia os dados, recursos e processos para melhorar a tomada de decisão; 
    MES (Manufacturing Execution Systems): gerencia as atividades de produção e estabelece a ligação entre planejamento e chão de fábrica; 
    PLM (Product Lifecycle Management): integra desde a concepção do produto, design, projeto detalhado, simulação, fabricação, uso, manutenção, descarte ou reciclagem dos produtos; 
    Comissionamento Virtual: permite testar uma linha de fabricação no ambiente virtual para validação; 
    Sistema de Medição e Gerenciamento de Energia: visa à otimização do consumo de energia; 
    Realidade Aumentada: tecnologia utilizada para inserir objetos virtuais no ambiente físico em tempo real; 
    Sistema de Manutenção Inteligente: plataforma de gestão de manutenção com Mobilidade, Histórico e Inteligência, que integra sinais analógicos e digitais em IoT (Internet das Coisas); e
    Inteligência Artificial: Modelo com machine learning aplicado e também um sistema dirigido de inteligência artificial orientado para as principais respostas demandadas pelos diferentes segmentos de negócio.
     
    COMUNICAÇÃO DE DADOS
    Da mesma forma que em uma planta fabril real com conceitos da Indústria 4.0, no Demonstrador de Manufatura Avançada um dos pontos cruciais é a Comunicação de Dados. 
    O projeto instalado na FEIMEC 2018 vai evidenciar esse recurso pelo uso de redes seguras e flexíveis com cabeamento de fibra óptica, Wi-Fi e firewall para garantir a segurança (Cyber Security). O protocolo de comunicação para a integração de todos os equipamentos de diversos fabricantes parceiros do projeto é o OPC-UA. As mensagens trocadas entre as máquinas utilizam o conceito desenvolvido pela OMAC (Organization for Machine Automation e Control), que padroniza o chamado “Estado de Máquina”. 
     
    REALIZAÇÃO
    Liderado pela ABIMAQ, o Demonstrador de Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 foi desenvolvido junto com empresas e realização técnica do SENAI. O projeto conta com o patrocínio do BNDES e das empresas Balluff, Beckhoff, Bosch Rexroth, Dassault Systemes, Furukawa, KUKA, Metal Work, PPI-Multitask, Prensas Schuler, Schneider, Sick, SKA e TOTVS.
     
    FEIMEC 2018
    Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 63 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam cerca de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.
     
    ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
    A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.
     
    SERVIÇO
    FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
    Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
    Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)
    Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
    Promoção e organização: Informa Exhibitions 
    Patrocínio Oficial: Romi 
    Mais informações: www.feimec.com.br  
     
    Mais informações para a imprensa: Luiz Carlos Franco/Jota Silvestre
    Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
    Telefone (11) 5908-8214
    Março/2018
     

     

    ConaEND&lev 2018 - Congresso Anual de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção
    Data: 27 a 29 de agosto de 2018- São Paulo
     
     
    O ConaEnd&Iev está chegando! 
    Veja porque você deve enviar seu trabalho técnico:
     
    • Aproveite a oportunidade para divulgar seus estudos e seu potencial para um grupo seleto de profissionais.
    • É o momento de se atualizar e se envolver com temáticas novas.
    • Sua participação soma pontos para fins de recertificação.
     
     
    Envio do trabalho até dia 20 de abril 
    Trabalho Técnico em inglês ou português 
     
    Acesse e inscreva: https://goo.gl/CtDXYs
     

     

    Franco-AMSUD Energy and Environment Meetings
    March 18th to 21st 2019 - University in Marseille, France
    Fonte: Prof. Julio Cesar Passos (UFSC)
     
     
    The first FrancoAmsud Meeting will be held in Marseille, France, by Aix-Marseille Université (AMU) during the Spring of 2019. Several research teams formed around different PR2I (Pôles de Recherche Interdisciplinaires et Intersectoriels) in Energy and Environment from AMU will be involved in the event.
     
    Meeting the growing global demand for energy while protecting the environment for the future generations is a vital challenge for our societies, particularly considering the Sustainable Development Goals established by the UN and the Paris Climate Accord signed in 2016. To meet these goals, energy efficiency must be increased while developing and adopting renewable energy technologies. Additionally, the environmental and climate impact of fossil energy sources must be reduced. In this context, the scientific collaboration of France with countries like Chile or Brazil allows solving different problems, which in some cases are complementary. The visit of President Hollande to Chile in early 2017 in the context of the Franco-Chilean Innovation Year, where energy was defined as one of the six cooperation topics with the highest priority between the two countries, and the launch of the “Energy and Environment” international laboratory associated with CNRS, which links French and Brazilian universities are tokens of the strong will to collaborate and develop innovative solutions jointly.
     
    To develop and strengthen these links, we have decided to organize the Franco-AMSUD Energy and Environment Meetings. These scientific meetings will be an opportunity for Brazilian, Chilean and French researchers to meet and exchange. One of the main goals is to encourage the participation of doctoral students in the event, and to establish double degree and joint supervision schemes for students in the different participating countries.
     
    More information: chttps://goo.gl/CtDXYs
     

     

    Concursos
     
     
    Concurso Público do Corpo de Engenheiros da Marinha
    Inscrições até 16 de abril de 2018
     
    Começam hoje as inscrições para o Concurso Público do Corpo de Engenheiros da Marinha, com 64 vagas. As vagas são para ambos os sexos e brasileiros com menos de 36 anos, que tenham nível superior na área pretendida. Em 2018, abriram várias especialidades em Engenharia, além de Arquitetura e Urbanismo. As inscrições vão até 16 de abril de 2018. 
    Os interessados devem fazer sua inscrição no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos postos de inscrição, distribuídos por todo o país (ver relação no Edital).   
    As provas serão realizadas em duas fases. A primeira é composta por uma prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, com 20 questões e uma Redação, com duração de 4 horas. Os candidatos não eliminados nesta primeira etapa poderão participar da segunda fase e farão prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais e uma tradução de texto na língua inglesa, com duração de 5 horas.  O candidato poderá baixar provas antigas no site. 
    Os aprovados em todas as etapas farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), na cidade do Rio de Janeiro. Ao serem aprovados, no final de 2019, os militares serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber rendimentos brutos inicias de cerca de R$ 11 mil, além de diversos benefícios, tais como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médico-odontológica. 
    Marinha também recebe inscrições para nível Fundamental 
    A Marinha também está com inscrições abertas para o Colégio Naval, até 20 de abril. São 190 vagas e, para se candidatar, é necessário ser brasileiro nato e do sexo masculino, ter 15 anos completos e menos de 18 (em 1º de janeiro de 2019), dentre outros requisitos previstos em Edital. 
    Inscrição: 21/03/2018 a 16/04/2018 
    Valor: R$ 120,00 
    Concurso Público de nível superior para o Corpo de Engenheiros da Marinha (CP-CEM) 
    Inscrição: até 20/04/2018 
    Informação ao candidato: sspm.ingresso@marinha.mil.br 
     
    INFORMAÇÕES À IMPRENSA 
     

     

     
    Inscrições para o Processo Seletivo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da EESC-USP
    Inscrições até 18 de maio de 2018
    Fonte: Prof. Gherhardt Ribatski(EESC-USP)
     
    Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da EESC-USP.
    Poderão participar do processo seletivo candidatos que completarem cursos de Graduação até a data de matrícula. O candidato poderá se inscrever em uma das seguintes áreas de concentração: (i) Aeronáutica; (ii) Dinâmica e Mecatrônica; (iii) Projeto, Materiais e Manufatura; e (iv) Termociências e Mecânica de Fluidos. Aos egressos dos referidos cursos serão outorgados o título de Mestre ou Doutor em Ciências, Programa de Engenharia Mecânica, com a indicação da área de concentração em que o aluno efetuou sua matrícula.
    O período de inscrições para este processo seletivo compreende os dias úteis, entre o período 09 de abril a 18 de maio de 2018, de 09:00 às 11:00 e 13:30 às 16:30. As inscrições serão efetuadas na Secretaria de Pós-Graduação do Programa de Engenharia Mecânica da EESC/USP, na Av. Trabalhador São-Carlense, 400, CEP 13566-590, São Carlos, SP ou através de correspondência por via postal, desde que com data de postagem até 18 de maio de 2018.
    Serão oferecidas 20 vagas para o Curso de Mestrado e 15 vagas para o Curso de Doutorado, destinadas aos candidatos selecionados com maior pontuação total entre os que tenham realizado exame de ingresso. Serão oferecidas outras 4 vagas para o Curso de Mestrado e outras 2 vagas para o Curso de Doutorado, destinadas aos candidatos selecionados com maior pontuação total entre os que tenham apresentado exame GRE válido.
    Maiores informações no seguinte endereço eletrônico: http://www1.eesc.usp.br/ppgem/