LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Notícias

21 JUN 2018 ‹ VOLTAR

SBPC lança livreto com coleção de cartazes das 70 reuniões anuais

Dando continuidade às comemorações dos seus 70 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança um livreto com a coleção de cartazes das 70 reuniões anuais realizadas pela entidade desde 1949, um ano após sua fundação. A publicação, de 96 páginas, relembra a história desses eventos, que sempre foram um fórum para a difusão dos avanços da ciência, nas diversas áreas do conhecimento, e um espaço de debate de políticas públicas para a ciência e tecnologia, educação e outros temas de interesse nacional. O livro foi publicado pela SBPC e uma versão em PDF já está disponível no site da entidade para download gratuito.

Os organizadores do livreto observam que os cartazes expressam a percepção histórica da SBPC do contexto da ciência brasileira e dos problemas centrais da sociedade, em termos nacionais e locais. Segundo eles, alguns refletem momentos históricos particularmente marcantes, como questões em Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Constam também desta publicação o local, a data e o tema da Reunião.

Walkiria Chassot, coordenadora executiva dos 70 anos da SBPC, lembra que a ideia surgiu de uma conversa com o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, sobre como listar as lutas da SBPC entre os materiais de celebração dos 70 anos da entidade. “Ele logo sugeriu que fizéssemos com os cartazes das Reuniões Anuais porque eles, além de trazer informações gráficas, contam com os temas que permeiam as lutas da entidade”, explica.

Chassot observa que não há registro sobre cartazes das 20 primeiras reuniões anuais e uma solução para ilustrar foi utilizar as capas dos programas dos eventos. “Na quarta reunião, temos o estudo para um cartaz feito por Maurício Rocha e Silva. Por causa desse esboço, temos uma indicação de que havia cartazes, mas, infelizmente, não temos registros”, explica, lembrando que o acervo da SBPC, Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH), está aberto para receber contribuições com materiais antigos da entidade.

“Recentemente, a SBPC recebeu uma doação do cartaz da 41ª Reunião Anual, que não existia no acervo. Foi uma doação do professor Ivo Leite, representante da SBPC no Mato Grosso do Sul”, destaca Áurea Gil, historiadora responsável pelo CMAIH.

Ela comenta que 22 cartazes de reuniões anuais eram únicos e estavam posterizados e integravam a “galeria” na sede da SBPC. “Eles foram recolhidos, fotografados por nossa equipe, devidamente acondicionados e arquivados no acervo”, conta. Gil ressalta que a coleção de cartazes reunida no livreto evidencia a evolução gráfica ao longo dessas décadas.

Outras reuniões

O livreto também elenca as reuniões regionais e especiais que ocorreram em diferentes regiões do País, desde 1973. Esses encontros, organizados geralmente em conjunto com as Secretarias Regionais da SBPC, são eventos de divulgação científica semelhantes às reuniões anuais, porém de menor escala e que debatem assuntos específicos com temas focados nas questões pertinentes às comunidades locais.

Acesse aqui a publicação.

Comemorações

Fundada em 8 de julho de 1948, a história da SBPC está profundamente ligada com o processo de evolução social, política e econômica brasileiro e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Além da política, a história da SBPC é marcada pela luta pela consolidação de uma cultura científica no Brasil.

Diversas atividades serão realizadas por todo o ano que marcará o septuagenário da SBPC. O lançamento de um livro e a produção de vídeos também estão na programação de celebrações das sete décadas desta que é a Sociedade mais representativa da comunidade científica brasileira, que conta com mais de 5 mil sócios ativos e mais de 130 sociedades associadas, de várias áreas do conhecimento.

Vivian Costa – Jornal da Ciência