ISSN 2178-180X

O CONEM � um evento de car�ter nacional realizado desde 1990, tendo sido inclu�do no calend�rio de eventos da ABCM desde 1992. Passou a ser realizado desde ent�o nas regi�es Norte e Nordeste do pa�s com o intuito de contribuir para descentralizar e melhor distribuir os conhecimentos em tecnologia e inova��o da Engenharia e Ci�ncias Mec�nicas no Brasil. O evento tem tido significativa participa��o dos setores de ensino e pesquisa em Engenharia cobrindo todas as principais �reas de atua��o das Ci�ncias Mec�nicas.

 

Esta edição do CONEM, realizada de 10 a 15 de agosto de 2014, foi organizada pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU, com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, teve como local de realização a cidade de Uberlândia, Minas Gerais.

 

Por sua localização estratégica, Uberlândia se destaca como um importante centro de integração nacional. Rota de acesso aos grandes centros do país - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília – Uberlândia é uma das cidades que mais cresce no Triangulo Mineiro e em Minas Gerais. Os investimentos nas estruturas de transporte (rodoviário, ferroviário e aéreo), de energia e telecomunicações fazem de Uberlândia uma cidade com vocação para turismo de negócios, eventos e lazer.

 

A Comissão Organizadora escolheu realizar o CONEM 2014 no Center Convention, estrutura de eventos com 26.555 m² de área total. Neste mesmo local foram realizados o COBEM 2001 e o ENCIT 2010. O conjunto conta com o Center Shopping, um dos maiores centros de compras e serviços do país, e o Plaza Shopping Hotel, além de outras duas torres em fase de construção.

 

A Faculdade de Engenharia Mecânica - FEMEC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU tem um largo histórico de organização de eventos científicos importantes da ABCM. Os eventos da ABCM já organizados pela FEMEC - UFU são os seguintes: COBEM (2 edições), ENCIT, DINAME (3 edições), COBEF, CREEM, caracterizando o interesse e envolvimento da instituição na organização de eventos científicos. Por outro lado, o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM constitui-se como sendo um grupo de jovens professores envolvidos no desafio de consolidar o curso de engenharia mecânica naquela instituição.

 

A edição 2014 do CONEM propôs como tema “ENGENHARIA PARA INCLUSÃO”. A Comissão Organizadora, observando o grande crescimento de cursos de engenharia em nosso país em decorrência do projeto REUNI, considera que estes cursos deverão proporcionar ao país um maior número de engenheiros para atender as grandes necessidades nacionais. A palavra “INCLUSÃO” tem a ver com a engenharia no interior do país, ao incentivar empresas a saírem dos grandes centros e se estabelecerem em novas regiões; a criação de novos cursos de engenharia oferecendo novas oportunidades para jovens que não teriam como se deslocar para grandes centros; e a inclusão de novas tecnologias e de inovação na engenharia brasileira, permitindo ao país competir internacionalmente em melhores condições.  Entretanto, deve significar não apenas uma inclusão numérica, mas, acima de tudo, uma inclusão capaz de contemplar a excelência.

 

Finalmente, foi escolhido para ilustrar a logomarca do CONEM 2014 o belíssimo ipê amarelo (Tabebuia alba), árvore bastante comum em nossa região, colorindo o cerrado nesta parte do Brasil central.

 

Os Anais do CONEM 2014 expressam a qualidade e diversidade de temas que foram abordados no Congresso, ao reunir 805 trabalhos completos relacionados aos diversos comitês técnicos da ABCM. Destaca-se que a Comissão Organizadora procurou conduzir a avaliação técnica dos trabalhos com a ajuda dos comitês da ABCM, envolvendo o mais possível nossa comunidade acadêmica neste processo.

 

Considera-se que o resultado final é muito positivo, apontando para um evento de bom nível científico, além de proporcionar excelente oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores, engenheiros e estudantes de pós-graduação.

 

Uberlândia, agosto de 2014.

Comissão Organizadora do CONEM 2014