CARTA DA DIRETORIA DA ABCM

A ABCM é reconhecida pela excelência das atividades realizadas por seus membros, sendo de forma inequívoca a principal instituição no país com atuação em todas as áreas relacionadas às ciências mecânicas e engenharia. A associação propicia uma intensa interação entre profissionais de elevada qualificação nessas áreas.

Um país da dimensão territorial e populacional do Brasil, com tantos desafios e dificuldades a superar e com um enorme potencial e vontade de crescer, não conseguirá fazê-lo sem a engenharia. O país necessitará, para o seu contínuo desenvolvimento, de agentes e instituições como a ABCM, que propiciem uma verdadeira integração nacional, analisando, propondo e implementando soluções técnicas.
Os eventos da ABCM, além do nível técnico-científico elevado, têm permitido a discussão dos principais desafios que se apresentam na construção de um país melhor, com as soluções adequadas, bem como têm contribuído para a formação de recursos humanos com maior qualidade.

Os colegas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) nos brindaram com seus melhores talentos, desde o momento da apresentação da proposta para a realização do CONEM até a realização deste que é o maior evento em ciências mecânicas e engenharia, nos anos pares, em nosso país.

O próprio tema do evento "Engenharia em Destaque" reforça o que foi mencionado nos parágrafos anteriores. Um país que busca o desenvolvimento sustentável certamente só conseguirá fazê-lo com a aplicação dos melhores e mais modernos conceitos de engenharia. O tema também remete à já mencionada questão relativa à formação de recursos humanos preparados para os novos desafios e para um mundo em constante mudança.

Sabemos que há, porém, mais uma forte motivação para o tema escolhido. Diversos empreendimentos relacionados à Engenharia Mecânica encontram-se em andamento no Maranhão, e os colegas do IFMA e da UEMA buscaram trazer para São Luís este evento nacional, contando hoje com quase 1200 trabalhos e mais de 1000 participantes, para propiciar aos conferencistas de todo o país a oportunidade de interagir e tomar conhecimento de algumas destas iniciativas. É de fato a "Engenharia em Destaque".

Nossos colegas organizadores do CONEM 2012 nos brindam ainda com as festas de comemoração do aniversário de 400 anos da bela cidade de São Luís. Desejamos a todos os participantes do CONEM 2012 que reencontrem os velhos amigos e colaboradores, façam novas amizades e estabeleçam novas parcerias, mas não deixem de dedicar uma parte do tempo livre para aproveitar as maravilhas e as boas experiências que o belo estado do Maranhão pode proporcionar.

Diretoria ABCM
Biênio 2011-2013

São Luís Convetion & Visitors Bureau EMBRAER CNPq UEMA IFMA ABCM Secretaria de Turismo do Estado de Maranhão Nova Didacta CONFEA Secretaria de Turismo do Municípo de São Luís Taguatur