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Gestão da Produção

CON10-2327 - A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE TEMPOS NO AGRONEGÓCIO: O ESTUDO DE CASO NUMA INDÚSTRIAS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
Barbosa, Lorena Monteiro Cavalcanti1; Júnior, Wanderley Ferreira de Amorim1; Neto, Hélio Cavalcanti Albuquerque1; Marques, Charles Cavalcante1; Lira, João Pedro Almeida1
1UFCG
Resumo: O agronegócio é uma atividade em franca expansão no Brasil, sendo responsável por grande parcela do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Devido a essa realidade, as indústrias de máquinas agrícolas buscam aperfeiçoar seu processo de produção, visando uma maior eficiência e produtividade. Muitas dessas empresas vêm investindo em formas de padronizar sua produção, além de modernizar todo seu processo de fabricação. Diante disto, este trabalho apresenta o diagnóstico de uma indústria de máquinas agrícolas de pequeno porte, situada na cidade de Campina Grande - PB, a partir do estudo de tempos. Os resultados mostram que é possível sistematizar as operações nos setores de produção, majorando o fluxo das atividades existentes na empresa, além da possibilidade do desenvolvimento de um banco de dados com tempos padrões, a fim de permitir uma padronização das atividades, nas quais podem-se identificar ociosidades e/ou melhorias admissíveis, que contribuem para uma melhor produtividade da empresa.
Palavras-chave: Tempos; Movimentos; Agronegócio.
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CON10-1787 - ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA - PROPOSTA DE METODOLOGIA
Melo, Miguel1; Campelo, Sérgio2; Menezes, Valeska1
1UFPB; 2Portal Tecnologia
Resumo: A energia representa um insumo vital, que pode responder por até um terço do custo dos produtos. Também se pode considerar a energia como insumo estratégico para o estabelecimento de qualquer política de desenvolvimento econômico e social. Como a energia elétrica está na base de toda a cadeia de produção principalmente a industrial a necessidade de reduzir o custo deste insumo é grande. Isto produz enormes benefícios não só para a cadeia produtiva tornando as empresas mais competitivas, mas também, para a população em geral, pois o preço final dos produtos acaba ficando mais reduzido. Por outro lado ressalta-se que todos os segmentos da sociedade devem contribuir efetivamente para uma melhoria do nosso meio ambiente, pois os riscos devido ao aquecimento global é real e as atitudes e ações devem ser concretas, principalmente as referentes a conservação e eficiência da energia. Essa mudança de paradigma contribuirá substancialmente para as futuras gerações do nosso planeta. O gerenciamento energético em uma indústria não se restringe a preocupar-se apenas a atender a demanda e tomar medidas de eficiência energética; sustenta-se cada vez mais a idéia de se conhecer políticas e regras do complexo mercado de energia, agregando certificados de qualidade e de gestão ambiental. Na indústria, a diminuição das perdas de energia nos processos de produção pode ser realizada com a especificação de equipamentos com a máxima eficiência. Entretanto, uma das dificuldades em conseguir a máxima eficiência é a pequena quantidade de informação quanto ao comportamento da carga a ser utilizada e/ou o seu histórico, como o perfil de vazão de ar nos sistemas de ventilação, consumo de água nos sistemas de bombeamento, pressão nos sistemas de ar comprimido e características na relação tempo-velocidade no transporte de carga em sistemas de correia transportadora. Na indústria pode-se aplicar a eficiência energética a partir de observações de algumas falhas sistêmicas, as quais se bem analisadas poderão indicar oportunidades de economia para a indústria. Algumas dessas falhas possuem maior relevância atualmente no setor industrial. Podemos citar:  Perdas no Ar comprimido  Correção do fator de potência  Carregamento dos Trafos  Motores de alto rendimento  Acionamento inadequado: redução por perdas por operação em baixas cargas.  Gerenciamento Energético  Iluminação  Conforto Térmico  Controle de Demanda  Dimensionamento de cabos  Automação e Controle  Revisão de Contrato e Mudança de Classe tarifária  Geração ou Cogeração Diesel na Ponta  Reforço com Energia Limpa e Creditos de Carbono O objetivo do artigo é apresentar uma metodologia para se avaliar a eficiência energética nas indústrias identificando os principais pontos de perdas energéticas nas indústrias
Palavras-chave: Eficiencia Energética; Sustentabilidade; Gestão Industrial.
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CON10-0555 - ANÁLISE DOS ASPECTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO, ERGONÔMICOS E DE FADIGA NOS CENTROS DE OPERAÇÃO E CONTROLE DE ENERGIA ELÉTRICA
Melo, Miguel1; Braga, Ana1; Másculo, Francisco1; Andrade, Paloma1
1Universidade Federal da Paraíba
Resumo: : Os operadores dos Centros de Operação e Controle de Energia Elétrica realizam uma atividade em um sistema complexo e especializado e têm de executá-la mobilizando conhecimentos e raciocínios para os quais receberam um treinamento, que sob o ponto de vista das normas vigentes são adequados. Entretanto, há alguns fatores que precisam ser aperfeiçoados, pois ainda existem acidentes e incidentes, ocasionados principalmente por fadiga, falta de concentração ou devidos a inadequação operador/tela/máquina/computador. O objetivo é apresentar os aspectos ergonômicos cognitivos e de concentração nos técnicos dos Centros de Operação de Energia Elétrica e contribuir para se desenvolver uma metodologia de trabalho que seja mais adequada a essas atividades do setor elétrico, que considerem aspectos e riscos ergonômicos. O instrumento utilizado foi o National Aeronautics and Space Administration Task Load Index conhecido como NASA-TLX. Este método trabalha com indicadores fisiológicos associados a métodos subjetivos em situações simuladas em laboratórios ou em situações reais e operacionais de trabalho. Trata-se de um procedimento de avaliação multidimensional obtidas nos seis fatores da escala, que envolvem: Níveis de realização, esforço, frustração, exigências mental, física e temporal que são determinadas pela situação de trabalho. Foram pesquisados operadores de centros de controle do setor elétrico do Brasil. Os dados coletados foram analisados estatísticamente através de análises descritivas, e em seguida foram realizadas correlações de Pearson entre as demandas da Taxa Global Ponderada e finalizando a análise com regressão utilizando o método stepwise não-condicional. Como conclusão é apresentado subsídios relativos aos aspectos de fadiga e ergonômicos referentes a esta atividade
Palavras-chave: Gestão da Produção; Ergonomia nos Centros de Controle; Segurança do Trabalho.
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CON10-0839 - ANÁLISE DOS PROTOCOLOS COUTO E STRAIN INDEX PARA AVALIAÇÃO DE RISCOS ERGONÔMICOS
Santos, Deivis Hamilton D'Ambros1; Neto, Antonio Faria1; Junior, Jorge Muniz2
1Unitau; 2UNESP
Resumo: Este artigo apresenta uma comparação entre os Protocolos de Couto e Strain Index quando aplicados à avaliação de dois postos de tornearia do setor de usinagem de uma indústria de médio porte, setor metalúrgico, dedicada à fabricação de conexões em aço para o setor petrolífero, localizada no município de Guarulhos, SP. Existem vários instrumentos para análise ergonômica. Cada um deles possui características e peculiaridades que tornam uns mais apropriados do que outros para determinadas aplicações. Uns são indicados para avaliações de membros superiores, outros para membros inferiores, outros para extremidades distais dos membros superiores, etc. A escolha do protocolo a ser empregado também é fortemente influenciada pela formação acadêmica do profissional que conduz a avaliação. Dentre esses métodos, se destaca, em aplicação no Brasil, o Protocolo de Couto (2002), que é um procedimento para avaliação de riscos ergonômicos em membros superiores e o Protocolo Strain Index que avalia riscos ergonômicos em extremidades distais dos membros superiores. Não obstante às diferenças de enfoque entre esses dois protocolos, eles têm sido aplicados indistintamente na avaliação dos postos de trabalho da indústria metalúrgica em geral, sem que se conheça, à priori, a influência de sua permutação nos resultados da avaliação, ou seja, se há, ou não, situações em que os resultados são conflitantes ou se os resultados são complementares. Os resultados desta pesquisa contribuem para orientar os profissionais envolvidos com ergonomia sobre adequação desses dois Protocolos á determinadas análises sujeitas a riscos ergonômicos.
Palavras-chave: método Couto; análise ergonômica; strain index; doenças do trabalho; diagnostico de risco..
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CON10-0221 - APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY NOS DIAGRAMAS DE DECISÃO DA MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE
Rigoni, Emerson1; Dias, Acires2; Silva, Jonny Carlos da2
1UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo: Com a constante evolução tecnológica e o crescimento das demandas do setor produtivo, as exigências inerentes a garantia da perfeita funcionalidade dos produtos e processos tornou-se fundamental. Neste contexto a habilidade das empresas contemporâneas de gerir, com a necessária competência e eficiência, seus ativos em busca de um diferencial competitivo está fortemente vinculada a sua política de gestão da manutenção. Dentre as diversas metodologias desenvolvidas para otimizar o gerenciamento da manutenção destaca-se a Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC). A MCC é uma metodologia para analisar as funções do sistema e o modo como estas funções podem falhar para, então, aplicar um critério de priorização explícito baseado em fatores ambientais, econômicos, operacionais e de segurança, a fim de identificar as tarefas de manutenção aplicáveis e efetivas. Para priorização das funções significantes, classificação de suas falhas funcionais e determinação das atividades de manutenção as diversas normas e bibliografias, inerentes a MCC, sugerem a utilização de diagramas de decisão. Tais diagramas sistematizam a tomada de decisão orientando-se por uma lista de verificações na forma de perguntas sobre os ativos ou sistemas a serem analisados. Entretanto tais diagramas de decisão não tratam as incertezas por imprecisão ou de natureza léxica do processo decisório. Este trabalho propõe a aplicação de um Sistema Baseado em Conhecimento Fuzzy (SBC-Fuzzy), para orientar a aplicação dos diagramas de decisão da MCC nas etapas de: Seleção das Funções Significantes e Classificação de seus Modos de Falha; e Seleção das Tarefas de Manutenção Aplicáveis e Efetivas. Assim será possível incorporar, nos pontos de decisão dos diagramas, os aspectos relevantes das principais normas e bibliografias sobre MCC, além de, tratar as incertezas por imprecisão inerentes ao processo decisório, levando em conta: os aspectos técnicos, gerenciais, a experiência de programas consolidados de MCC e o conhecimento institucional. A utilização de termos primários (lingüísticos) Fuzzy se contrapõe às respostas simplistas do tipo "Sim" ou "Não", propostas pelas normas e bibliografias pesquisadas, para os questionamentos dos diagramas de decisão da MCC. Os quesitos ponderados alimentam um processo de inferência Fuzzy que irá indicar qual o melhor caminho a seguir no diagrama de decisão.
Palavras-chave: Sistema Baseado em Conhecimento; Lógica Fuzzy; Manutenção Centrada na Confiabilidade.
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CON10-1080 - APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS TECNOLÓGICAS E DE GESTÃO PARA SUPORTE A COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
Besteiro, Elen Nara Carpim1; Coletta, Matheus Della1; Agostinho, Oswaldo Luis1; Novaski, Olivio1
1Unicamp
Resumo: Um ambiente organizacional competitivo provoca mudanças nas formas de gerir empresas. O modelo convencional de gestão perde sua força e assim cede espaço para novas estruturas organizacionais que demandam das empresas atuação conjunta e associada. Nesse cenário de integração entre as empresas, produzir passa a depender de um esforço coletivo, associando recursos e capacidade às oportunidades do ambiente. O objetivo deste trabalho foi analisar se as empresas que fazem uso de metodologias estratégicas e tecnológicas obtêm vantagem competitiva, melhores resultados e capacitam-se para permanecer no mercado. Observa-se que somente com a aceitação do nível superior da organização e o envolvimento do nível operacional podem ser desenvolvidos projetos e programas com possibilidade de sucesso. A proposta foi aplicada em uma empresa industrial localizada na região metropolitana de São Paulo. O método utilizado para análise foi de pesquisa qualitativa aplicada aos aspectos funcionais e estratégicos.
Palavras-chave: Metodologias de gestão; metodologias tecnológicas; estratégia; modelos organizacionais.
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CON10-0440 - APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DO LEAN MANUFACTURING EM UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE CADEIRAS ODONTOLÓGICAS
Martins, Carlos Fernando1; Simão, Luiz Eduardo2; Melo, Lauro Cesar Silva3; Da Costa, Cleber3
1SENAI-FLORIANÓPOLIS; 2SENAI-ITAJAÍ; 3OLSEN
Resumo: o Lean Manufacturing é um arcabouço de conceitos, ferramentas e práticas voltadas para a redução e eliminação de desperdício e redução de custos, ou seja, o aumento da competitividade das empresas. Este artigo mostra a aplicação de uma das ferramentas lean, essencial para iniciar a identificação e eliminação dos desperdícios, chamada Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV). Esta ferramenta oferece às empresas uma visão sistêmica do fluxo de materiais e informações do processo produtivo ou do fluxo de valor de uma família de peças ou de produtos. Além disso, ela é também uma ferramenta de comunicação e planejamento do processo de mudança, necessária para uma adequada implantação de um programa lean. Nesse contexto, este trabalho apresenta como foi a aplicação dessa ferramenta numa empresa fabricante de cadeiras odontológicas, que permitiu enxergar pontos de desperdícios da cadeia de valor mapeada que consumiam recursos, mas não criavam valor do ponto de vista do cliente. Através da análise do MFV do estado atual para uma família de produtos, elaborou-se um MFV de um estado futuro ideal, ou seja, sem os desperdícios, eliminados por meio de kaizen de processo e em seguida por um programa de melhoria contínua. Uma vez identificados os pontos de melhorias no fluxo de valor, foi escolhido o processo puxador como sendo o processo de montagem das cadeiras. Este processo do fluxo e valor, antes organizado funcionalmente e por produção em lotes, contava com uma equipe de seis operadores, o que ocasionava excesso de estoques e grandes lead times produtivos. Inicialmente, foi selecionada uma família de produtos para iniciar a implementação de uma célula piloto para a montagem em fluxo contínuo. Os resultados iniciais mostraram uma redução de lead time produtivo da ordem de 99%, utilizando-se metade dos operadores. Esta célula piloto permitiu também a empresa reorganizar seu estoque em processo para a linha de produtos selecionada, reduzindo-o de 30 dias para 1 dia, além de uma redução do estoque de produtos acabados de 29 dias para 0 (zero), passando a produzir sob encomenda estes produtos. Esses desempenhos foram reflexos de uma implementação baseada na ferramenta MFV e treinamentos nos conceitos e ferramentas, além da formação de equipes de melhoria envolvendo os operadores, supervisores e gerência. Além disso, elaboração de procedimentos padronizados e a gestão visual permitiram a empresa acompanhar o ritmo da demanda, oferecendo uma maior responsividade aos clientes da empresa.
Palavras-chave: Lean Manufacturing; Fluxo de Valor; Despedícios.
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CON10-2213 - COERÊNCIA DA MATURIDADE DO PDP COM A CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE NO SETOR DE ELETROELETRÔNICO DE MANAUS
Vaz, Greice Rejane Moraes Vaz1; Estorílio, Carla Cristina Amódio2
1Universidade do Estado do Amazonas - UEA; 2Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Resumo: Cerca de 80% das empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) são certificadas pelas normas ISO 9000. Destas, o setor eletroeletrônico é o mais representativo, com 130 empresas instaladas e, destas, 119 são certificadas. Entretanto, apesar da certificação, algumas apresentam Processos de Desenvolvimento de Produtos (PDPs) imaturos, no que se refere à questão da qualidade. Sendo assim, esse trabalho objetiva analisar o nível de maturidade do PDP do setor eletroeletrônico do PIM e a sua compatibilidade com a certificação da qualidade. Para isso, uma revisão bibliográfica sobre o PIM e o PDP das indústrias de eletroeletrônicos é apresentada, assim como os temas sobre qualidade, maturidade de processo, certificação da qualidade e modelos para diagnosticar a maturidade nas empresas. Baseado nesta revisão é identificado um método adequado para medir maturidade nesse setor. Escolhido o método, duas empresas são estudadas conforme as diretrizes do estudo de casos múltiplos, as quais são escolhidas em função das inovações em seus produtos e das novas tecnologias desenvolvidas. O estudo identificou que as empresas pesquisadas utilizam métodos e ferramentas da qualidade para planejar, executar, medir e controlar os seus processos, além de apresentarem repetibilidade em algumas atividades bem estruturadas. Ambas são certificadas e apresentam nível três de maturidade, considerado coerente, já que para obter a certificação a empresa deveria apresentar no mínimo nível dois de maturidade, considerando a avaliação com o CMMI (Capability Maturity Model Integration), que varia de um a cinco.
Palavras-chave: Certificação da Qualidade; Desenvolvimento de Produto; Maturidade de Processo.
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CON10-1030 - DIRETRIZES PARA O GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO EMPRESARIAL DO SETOR METAL MECÂNICO
Gomes, Pedro Fernandes de Oliveira1; Cardoza, Edwin Cardoza1; Oliveira, Otávio José de2
1Universidade Estadual de Maringá; 2Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Resumo: No Brasil, o conceito e a implementação de arranjos produtivos locais vem se intensificando nas últimas décadas, impulsionado pelo sucesso de aglomerados internacionais como na Alemanha, Dinamarca, Portugal, Estados Unidos, Japão, mas principalmente a região da Terceira Itália. É um mecanismo organizacional que ajuda a promover o desenvolvimento sustentável e a estabelecer projetos de inovação contínua que promovam a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (PMEs). Os resultados podem também ser potencializados a partir do estabelecimento de um modelo de gestão organizacional que dê suporte ao processo de tomada de decisão e avalie o desempenho empresarial e impactos regionais. O objetivo deste trabalho é identificar diretrizes que podem ser utilizadas para construir um processo de gestão de desempenho em uma rede de cooperação empresarial de PMEs do setor metal-mecânico. É uma proposta que visa atender as características empresariais e regionais do pólo metal-mecânico de Maringá - Paraná. Os métodos de pesquisa utilizados são a revisão bibliográfica de temas relacionados com redes de cooperação, tipologias de redes e governança em redes de cooperação e a técnica de entrevista semi-estruturada, realizadas com gestores de um aglomerado industrial (Sertãozinho-SP). É um benchmarking que permitiu identificar os principais elementos que influenciam o desempenho de uma rede de cooperação regional e que subsídiam a elaboração das diretrizes propostas para construir um processo de gestão de desempenho organizacional compatível às características da rede de cooperação local de Maringá.
Palavras-chave: redes de cooperação; arranjos produtivos locais; setor metal-mecânico.; transferência de tecnologia.
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CON10-1183 - ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE PPCP NA MANUFATURA DE PAINÉIS ELÉTRICOS SOB ENCOMENDA - ESTUDO DE CASO
Monteiro de Sá, Carlos Eduardo1; Santiago Luz, Maria de Lourdes1
1Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Com a finalidade de apresentar um modelo-exemplo na obtenção da rede de produção de painéis elétricos sob encomenda, o trabalho irá destacar as metodologias e conceitos aplicados na prática desta atividade em uma empresa de engenharia. Foram realizados estudos referentes ao sistema PERT/CPM (teoria aplicada a essa prática) voltados à obtenção de um modelo Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) com o objetivo de sistematizar e consolidar a gestão operacional e as estratégias de atendimento aos clientes. Sob esse sistema, coletou-se e organizaram-se os dados referentes à produção dos painéis elétricos (projeto piloto), propiciando a configuração da rede PERT/CPM para o sistema produtivo em questão, obtendo-se o modelo padrão das atividades necessárias para confecção do produto analisado. A empresa conseguiu a partir desse projeto piloto, visualizar e elaborar um cronograma concreto das atividades pertinentes ao seu processo de fabricação, podendo a partir de então avaliar com antecedência seus recursos produtivos e níveis de utilização sob uma perspectiva de curto a longo prazo, além de oferecer mais precisão e flexibilidade de variação quanto às datas de término de processo e atendimento ao cliente.
Palavras-chave: Planejamento e Controle da Produção; Produção sob encomenda; PERT/CPM.
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CON10-0542 - ELABORAÇÃO DO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE CRITICIDADE DE EQUIPAMENTOS DA EMPRESA IMERYS RCC
Lima, Jordane Beltrao1; Neto, Lourival Oliveira Dias1; Wanderley, Paulo1; Silva, Neilton Manoel2; Nascimento, Marcos Willian Leal1
1Universidade Federal do Pará; 2UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
Resumo: Em ambientes industriais, chega diariamente à oficina mecânica, um grande volume de instruções escritas que definem o trabalho que deve ser realizado pela equipe de manutenção, estas são as Ordem de Serviço (OS). A situação ideal, do ponto de vista do cliente (solicitante), é que estas sejam atendidas imediatamente. No entanto, devido ao grande aporte de mão-de-obra necessário para realizar tal idealização, esta se torna economicamente inviável. Desta forma, se faz necessária a criação de um sistema de atendimento que indique e contemple primeiramente os casos mais graves e em seguida os menos graves. Considerando o exposto, a empresa de mineração e beneficiamento de caulim Imerys Rio Capim Caulim, localizada no município de Barcarena - PA, elaborou um sistema para classificação de criticidade de seus equipamentos, que permite identificar o quando um item é critico e decisivo no processo produtivo. Este sistema, baseado em modelos já existentes, classifica os equipamentos da fábrica em A B ou C quanto à sua criticidade, indicando respectivamente dos mais críticos aos menos críticos. O sistema foi elaborado partindo do estabelecimento de critérios, dada a falha do equipamento, a serem considerados na avaliação. Estes foram: Impactos na segurança dos colaboradores e patrimônio da empresa, ao meio ambiente, à produtividade, à qualidade do produto, taxa de operação do equipamento e a existência de reserva na área de operação ou almoxarifado. A partir dos critérios estabelecidos foi criada uma tabela/questionário a ser aplicada por funcionários experientes de cada linha de produção da fábrica com assistência e controle da equipe de elaboração sistema. Após a classificação da criticidade dos equipamentos, foi estabelecido um plano de revisão de procedimentos de manutenção, de estoque de sobressalentes, dos planos de manutenção preventiva, da prioridade de manutenção na oficina e criação de salvaguardas contra impactos ambientais e de segurança.
Palavras-chave: Criticidade; Manutenção; Equipamentos.
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CON10-1314 - FATORES QUE IMPULSIONARAM A PROLIFERAÇÃO DA TECNOLOGIA WORKFLOW
Medeiros, Francisco da Silva1; Brochado, Marina Rodrigues1; Pithon, Antonio José Caulliraux1
1CEFET/RJ
Resumo: The aim of this paper is to present a variety of views on the concept of workflow technology, due to the fact that this concept is widespread and frequently used, especially in the corporate world. Workflow technology helps to automate processes, rationalizing and potentializing them through its two implicit components: organization and technology. The workflow can be understood as the total or partial automation of a process in which documents, information and tasks are passed from one party to another, according to a set of rules, routes and roles. These challenges incentivize the growth of techniques and tools which facilitate the wide variety of businesses that are spread throughout the world. The routine is a starting point for the organization of information. Workflow technology is essential for companies wishing to increase process quality and agility, being the most accurate technology that helps in the coordination and ordering of processes within an organization, thus guaranteeing consistency and safety in the control of information. Considering the benefits of workflow technology, I recommend its use in collaborative working environments, since in the vast majority of projects nowadays, people and companies are working both collaboratively and remotely. For this reason the scope definition phase, principally the definition of what is not within the scope of the project, is crucial, along with clear definition of who will be the "process owners". This avoids and assists in conflict management and loss of group synergy. Using workflow technology increases process functionality, allocating better resources and correcting process failures more rapidly. The big challenges to overcome occur during the consultation with the user, when detailing the processes and principally during implementation. If these phases are completed incorrectly or incompletely the results can be devastating, and all potential benefits that could be gained through the workflow technology implementation disappear!.
Palavras-chave: workflow; trabalho colaborativo; Engenharia Concorrente; Equipe/Grupo de Trabalho.
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CON10-0385 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM ORGANIZAÇÕES DO SETOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
Malagutti, Fernanda1; Novaski, Olívio1; Marques dos Santos, Virgilio Ferreira1
1UNICAMP
Resumo: Empresas de diversos segmentos estão adotando a metodologia de gerenciamento de projetos. E para aquelas que buscam uma vantagem competitiva pela inovação, gerar competências em projeto passou a ser fundamental. As empresas de máquinas e implementos agrícolas no Brasil, têm apresentado crescimento nos últimos anos, mas ainda estão abaixo do seu potencial de competitividade. Um dos fatores que contribui para este resultado é a não utilização de metodologias de gerenciamento de projetos nas empresas do setor. O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização da metodologia de gerenciamento de projetos em quatro empresas de máquinas e implementos agrícolas do interior do estado de São Paulo. Para isto, realizou-se uma pesquisa de levantamento por meio da aplicação de um questionário sobre a utilização da metodologia de gerenciamento de projetos, junto aos responsáveis pelo setor das empresas. Embora a pesquisa não teve um caráter amostral, mostra um panorama da aplicação dos métodos de gerenciamento de projetos no setor.
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos; Indústrias de Máquinas e Implementos Agricolas.
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CON10-0203 - GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A QUALIDADE TOTAL: CASO DE UMA UNIDADE FABRIL DE FIOS E CABOS
FREITAS, ALVARO TADDEO1; CAMINADA NETTO, ADHERBAL1
1ESCOLA POLITÉCNICA / USP
Resumo: O presente trabalho apresenta um sistema de gestão de competência (SGC) inserido no contexto de um sistema de gestão integrada previamente estabelecido, composto de um sistema de gestão da qualidade, de meio ambiente e de saúde e segurança no trabalho. Utilizando a estrutura básica da ISO9001:2000, essa proposta de SGC incentiva ainda o uso de algumas ferramentas clássicas da qualidade como é o caso do QFD e do FMEA. As principais etapas seguidas no decorrer dessa monografia foram: a identificação das competências necessárias para a organização; a análise do risco que a falta de determinada competência poderia causar; a divisão dessas competências entre os cargos existentes; a identificação dos colaboradores em função dos cargos; a identificação das lacunas de competência e suas prioridades; o planejamento para solucionar as questões encontradas; o desenvolvimento dos treinamentos e finalmente, a verificação da eficácia das ações tomadas. Ao ser respeitada a sistemática proposta, a organização passa a gozar dos benefícios da melhoria contínua de suas competências. Para comprovar a eficácia do sistema, realizou-se um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações. Nesse estudo concluiu-se que, os benefícios de uma sistemática voltada para a manutenção e a melhoria das competências essenciais de uma organização trazem vantagem que vão muito além dos resultados imediatos percebidos nos custos de contratação de novos funcionários, redução no custo da qualidade ou até mesmo na redução das despesas com cursos que não agregam valor. Um SGC pode representar um fator importante para a obtenção de um sucesso sustentável para a organização.
Palavras-chave: PRODUÇÃO; FABRICAÇÃO; GESTÃO; COMPETÊNCIA; QUALIDADE; TREINAMENTO.
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CON10-1248 - HEAVY-LARGE RAW MATERIALS FEEDING IN LAYOUT-CONSTRAINED CONTINUOUS PRODUCTION SYSTEMS
CAPUTO, ANTONIO CASIMIRO1; PELAGAGGE, MARCELLO PACIFICO1; SALINI, PAOLO1
1University of L'Aquila
Resumo: This paper discusses several alternatives for automating the handling process of heavy-large loads from a raw material warehouse to a manufacturing department housing parallel continuous production lines in layout constrained facilities. For each alternative some criteria are given for preliminary sizing of the handling systems in order to allow a technical and economical comparison in an early decision stage. Additionally, the relative advantages and drawbacks of each alternative are discussed so that logistic managers and facility planners can make informed decision about the preferable choice in a given context.
Palavras-chave: automated handling; heavy automation; raw material supply.
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CON10-0718 - METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE RISCOS EM SERVIÇOS DE SUPORTE TÉCNICO EXTERNO PARA EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Almeida, Alexandre1; Przybysz, Eliton Amauri1; Oikava, Yukyhiro Inomata1; Catapan, Márcio Fontana1
1Universidade Positivo
Resumo: Junto ao investimento feito pelo governo brasileiro em ampliação da infra-estrutura do país, o mercado de equipamentos de construção civil vem apresentando crescimento. Com este crescimento, também é aumentada a demanda de serviços de pós-venda, oferecidos por concessionárias e distribuidores representantes da marca do equipamento, principalmente os serviços de suporte técnico externo, pois muitas vezes é inviável executar o processo logístico para trazer o equipamento à oficina do representante. Estes serviços têm como principal característica o envolvimento do ser humano, e pode acarretar falhas se não estruturado de forma correta, baseado em processos e metodologias, mas infelizmente isto nem sempre ocorre devido a carência das mesmas ou trabalho baseado em experiências anteriores. Com o objetivo de dar uma direção aos profissionais desta área, foi desenvolvida a metodologia presente neste trabalho, esta, visa estruturar a área de serviços de pós-venda, organizando as demais áreas atuantes neste macro-processo em um organograma e propondo um fluxograma para guiar os sub-processos, desde o primeiro contato com o cliente, até a pesquisa de satisfação para um serviço realizado. A metodologia tem como característica o uso de Ferramentas da Qualidade (5W2H, FMEA, Pareto, entre outras) aplicadas à área de serviços,com foco na análise e prevenção de riscos, utilizando o método da Matriz de Probabilidade e Impacto para Análise de Riscos. Não foi feita uma aplicação prática, porém o embasamento teórico mostra que a metodologia pode vir a ser uma boa ferramenta para a estruturação e padronização das áreas de serviços de pós-venda, focando o suporte técnico externo.
Palavras-chave: Serviços de Pós-venda; Análise de Risco em Serviços; Metodologia para Pós-venda.
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CON10-0776 - O APOIO À DECISÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: UMA APLICAÇÃO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Machado, Eliandra Coelho de Jesus1; Pereira, Anne Priscila Alves1; Belderrain, Mischel Carmen Neyra1
1Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Resumo: Este artigo apresenta a aplicação do mapa cognitivo como ferramenta de estruturação de problemas para identificar quais os pontos cruciais a serem considerados para elevar um Programa de Pós-Graduação ao conceito de excelência da CAPES (nota "7"), tornando-se assim, referência em formação de recursos humanos. Utilizando-se a técnica de entrevistas não estruturadas com dois coordenadores e seguindo as etapas para construção de mapas cognitivos, encontradas na literatura, foi possível construir mapas cognitivos individuais e um mapa cognitivo congregado, elaborar algumas recomendações aos decisores e levá-los a aprender sobre o seu problema.
Palavras-chave: Apoio à Decisão; Estruturação de Problemas; Mapas Cognitivos.
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CON10-1993 - O SISTEMA APPCC PARA A GESTÃO DA QUALIDADE NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
POFFO, FRANCINE1; Sacchelli, Carlos Maurício2
1UNERJ; 2UFSC
Resumo: As indústrias alimentícias estão cada vez mais preocupadas com a segurança dos alimentos que produzem e com a qualidade com que estes chegam à mesa do consumidor. O ramo alimentício, para ser competitivo não pode apenas agradar no sabor de seus alimentos, deve também buscar maneiras para garantir que o processo produtivo seja seguro, de tal forma que os alimentos não afetem a saúde do consumidor. Sendo assim, aliado às barreiras impostas pelo mercado internacional juntamente com surtos de intoxicação alimentar surge a necessidade de implantar sistemas que garantam a qualidade dos alimentos. Baseado nesta necessidade foi desenvolvido um estudo para evidenciar as vantagens e desvantagens da implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Este estudo foi realizado em uma indústria alimentícia, que faz uso do sistema para a produção de confeitos. Os resultados confirmaram a eficiência do sistema para a garantia de segurança em produtos e processos, o que auxiliou muito no aumento da qualidade do produto final, além de vantagens relacionadas ao comprometimento dos funcionários, agregação de valor ao produto ao longo da cadeia produtiva e uma visão promissora ao alcance de novos mercados na busca de se tornar uma organização mais competitiva. Não foram identificadas desvantagens aparentes, apenas consideração referente à necessidade de treinamento constante aos funcionários em prol da manutenção do sistema APPCC.
Palavras-chave: Sistemas de qualidade; APPCC; Indústria alimentícia.
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CON10-1281 - PROJETO DE PRODUTOS NA MODALIDADE SOB ENCOMENDA: ANÁLISE DO CONTEXTO E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.
Santos, Adison de Jesus dos1; Cziulik, Carlos1
1UTFPR
Resumo: A competitividade global tem exigido a proposição de desenvolvimento diferentes estratégias de desenvolvimento de produtos por parte das empresas. Os produtos desenvolvidos sob encomenda vêm ganhando espaço no mercado, fazendo parte do vinculo diário das algumas empresas tais como: HP, Dell, Compact entre outras. No entanto, as metodologias tradicionais que endereçam o processo de desenvolvimento de produto estão direcionadas para produtos industriais. De acordo com Rozenfeld et al. (2006), os modelos de projetos estão divididos em: i) projetos Radicais; ii) Produção sob Encomenda; iii) Fornecedor de commodities; iv) outro tipo de tecnologia. Através destas características, pode-se inferir que os produtos do tipo por encomenda são diferenciados dos produtos manufaturados em série. Entre as diferenças fundamentais pode-se citar: i) o número de tiragem do produto; ii) necessidade individual do cliente; iii) especificidade da aplicação do produto; iv) tipos de propagadores de restrições dos produtos; entre outros. O objetivo deste artigo é o Desenvolvimento de uma Ferramenta de apoio a decisão na Etapa de Pré-Projeto dos Produtos Sob Encomenda, a abordagem empregada chegar até a concepção da ferramenta foi um trabalho experimental com o levantamento de campo, os resultados dos experimentos preliminares apresentou consistência e inovação na forma de avaliar o Memorial Descritivo do projeto, pois, sinalizou pontos de importantes na melhor decisão a ser tomada, avaliou de forma mais aproximada da realidade em que estágio o projeto se encontra, apontou itens que são indispensáveis para o sucesso do Processo de Desenvolvimento de Produto Sob Encomenda na Etapa de Pré-projeto .
Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos Sob Encomenda; Produtos Sob Encomenda; Engenharia Sob Encomenda.
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CON10-0796 - PROPOSTA DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA UMA REDE DE COOPERAÇÃO REGIONAL DO SETOR METAL-MECÂNICO
Teixeira, Luiz Renato Andrade1; Prof. Dr. Galdámez, Edwin Vladimir Cardoza1
1Universidade Estadual de Maringá - UEM
Resumo: Este trabalho descreve diretrizes para construir um Sistema de Medição de Desempenho (SMD) para uma rede de cooperação regional de pequenas e médias empresas (PMEs) do setor metal-mecânico. O modelo é desenvolvido com base na ferramenta de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC) e o conceito de cooperação empresarial regional. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre redes de cooperação e Balanced Scorecard, assim como, a análise de estudos de casos anteriormente realizados para fundamentar conceitos. Com base nessas atividades é proposto um Mapa Estratégico de Gestão de Desempenho para a rede de cooperação. Além disso, é descrita a estrutura de uma pesquisa survey que será utilizada para levantar dados do pólo metal-mecânico de Maringá, PR. O SMD promoverá o processo de tomada de decisão das agências ou instituições que promovem iniciativas de melhoria contínua com as PMEs e fortalecerá práticas de cooperação de empresarial do pólo metal-mecânico. Os principais resultados desta pesquisa foram aspectos que norteiam a aplicabilidade da avaliação de desempenho à rede cooperação ao propor a metodologia do BSC como ferramenta de gestão colaborativa. Para a implantação da proposta será necessário realizar um série de atividades futuras para que seja fortalecida a cooperação e a confiança entre as empresas do pólo Metal-Mecânico e os atores de governança local que desenvolvem ações de inovação contínua.
Palavras-chave: Balanced Scorecard; Redes de Cooperação; Sistema de avaliação de desempenho; BSC; Cluster; Sistema de medição de desempenho.
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CON10-0743 - REDES DE COOPERAÇÃO APLICADAS À EMPRESAS JUNIOR
Marques dos Santos, Virgilio Ferreira1; Batocchio, Antonio1; Malagutti, Fernanda1
1Universidade Estadual Paulista - UNICAMP
Resumo: O trabalho avaliou O Núcleo de Empresas Júnior da UNICAMP, através da metodologia proposta por Carneiro e outros (2007). Com a aplicação da metodologia, foi possível definir qual o melhor tipo de rede para que os objetivos do Núcleo sejam alcançados. Em seguida, determinou-se os fatores críticos para o Núcleo atingir seus objetivos, os indicadores para o acompanhamento e as tecnologias que o Núcleo deve utilizar para que tdoo seu potencial colaborativo seja utilizado. Assim, o estudo possibilitou ao comitê gestor da rede, reformular suas estratégias vigentes, dado que os gestores tiveram acesso aos fatores de sucesso determinados na aplicação da metodologia, e não apenas no feeling dos membros, que muitas vezes não se mostrava correto. O estudo propiciou ao comitê gestor estruturar um conjunto de indicadores para aplicação em todas as empresas membro da rede, facilitando imensamente a coleta e avaliação dos dados do Núcleo necessário ao processo de avaliação das estratégias. A última contribuição foi o mapeamento dos sistemas e tecnologias que realmente iriam auxiliar o Núcleo nas suas incumbências, reduzindo os gastos e investimentos com sistemas que não auxiliavam a rede a atingir seus objetivos.
Palavras-chave: Empresas Júnior; Redes de cooperação; Fatores de sucesso; Indicadores.
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CON10-2051 - SIMULAÇÃO DE LAYOUT APLICADA AO PROJETO DE UMA LINHA DE FUNDIÇÃO
Pereira, Anne Priscila Alves1; Gomes, Victor Emanuel de Oliveira1; Gomes, Jefferson de Oliveira1; Trabasso, Luis Gonzaga1
1Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Resumo: Este trabalho apresenta a aplicação de simulação computacional a eventos discretos como ferramenta de auxílio ao projeto de uma fábrica de fundição de blocos de motor automotivo. Por meio da simulação, busca-se minimizar as incertezas inerentes às informações disponíveis durante as etapas de projeto e aumentar a qualidade na tomada de decisão para disposição de layouts e aquisições de equipamentos. A possibilidade de visualização e geração de dados de saída para diversas configurações e utilização de recursos na fábrica permite a identificação de uma solução que atenda à metas conflitantes da corporação.
Palavras-chave: manufatura digital; simulação; fundição.
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CON10-1003 - SIMULAÇÃO DISCRETA COMO AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO NA INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO RFID.
Petrilli, Marcos Rogerio1; Villani, Emilia2
1SENAI CIMATEC, Avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador - BA, 41.650-010; 2Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Pça. Mal. Eduardo Gomes, 50, São José do Campos, SP, 12228-900
Resumo: A globalização aumentou o nível de competitividade entre empresas de um mesmo setor exigindo que as mesmas adotem sistemas de manufatura mais eficientes em relação a custos de produção, produtividade, qualidade e flexibilidade em resposta às mudanças de mercado. Um fator fundamental para o gerenciamento e controle de um sistema flexível de manufatura é o monitoramento de seus processos produtivos. Em particular, para o caso de linhas de produção longas e complexas, o gerenciamento e o controle do sistema flexível de manufatura dependem diretamente da identificação de seus produtos, desde sua entrada na linha de produção até a finalização do produto. Este é o caso, por exemplo, da indústria automobilística. Com objetivo de melhorar sua produtividade, empresas têm considerado como possível opção para identificação dos produtos a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), uma tecnologia de identificação por radiofreqüência. Neste contexto, a proposta deste artigo é a sistematização de uma abordagem baseada em simulação dirigida a eventos discretos para auxilio à tomada de decisão na incorporação da tecnologia de identificação RFID em um sistema flexível de manufatura. Um estudo de caso da indústria automobilística é apresentado para ilustrar a aplicação da abordagem proposta. Por meio de simulação, busca-se estimar o ganho resultante da incorporação da tecnologia RFID quando comparado com o sistema de identificação atualmente implantado. Palavras-chave:Tecnologia RFID, Sistema de Manufatura Flexível, Modelagem e Simulação de Eventos Discretos.
Palavras-chave: Tecnologia RFID; Sistemas de Manufatura Flexível; Modelagem; Simulação de Eventos Discretos.
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CON10-1423 - SIMULAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO DE CERÂMICA VERMELHA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
Aragão, André Peres1; Arica, José1; Santos, Raphael de Brito1; Sales, Marcus Vinicius da Silva1
1Universidade Estadual do Norte Fluminense
Resumo: Este trabalho apresenta a simulação do processo produtivo de cerâmica vermelha numa empresa de Campos dos Goytacazes (RJ), utilizando um modelo de filas. Através da coleta dos dados, da análise do sistema e a modelagem do processo produtivo no framework de simulação Arena 7.0, foi possí¬vel identificar os principais setores do processo que implicam nos maiores gargalos. O objetivo do estudo é obter melhor desempenho na inferência dos resultados e ganhos como tempo de resposta e custo.
Palavras-chave: Simulação; Filas; Cerâmica Vermelha.
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CON10-0204 - SISTEMA GLOBAL DE MANUFATURA ENXUTA
Ferrante, Alex1
1UNITAU
Resumo: Ultimamente grandes empresas automobilísticas têm voltado seus esforços para a redução, ou controle, dos custos apenas para linha de montagem de seus veículos, ou seja, apenas com foco na Manufatura. O foco do trabalho destina-se a redução de custos nas áreas de serviço. O trabalho tende a buscar áreas específicas voltada para serviço, e oferecer orientações suficientes para redução de custos em todos os sentidos. A avaliação do trabalho realizado vai considerar os resultados dos indicadores antes e após a implementação do conceito manufatura enxuta nas áreas de serviço. Por meio dos resultados alcançados, evidenciou-se também que a implementação dos conceitos de manufatura enxuta em áreas consideradas antigas não é somente possível como também pode trazer resultados vantajosos para a organização que os adota. Com o mercado automobilístico cada vez mais concorrido, tanto no Brasil como no mundo, a necessidade de se ter qualidade de produto e serviço competitivo vem estimulando diversas empresas a investirem neste sistema. Isto porque tal sistema favorece a melhoria dos níveis de qualidade e produtividade, com reflexos diretos sobre a redução dos custos, entre outros benefícios.
Palavras-chave: Serviço enxuto.
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CON10-0011 - UMA APLICAÇÃO DO QFD PARA OS SERVIÇOS DE UMA EMPRESA METALÚRGICA DE CONFORMAÇÃO A FRIO DE REBITES DE REPUXO
Sábio, Marcelo Arrojo1; Miranda, Gilberto Walter Arenas1
1Unitau
Resumo: O rebite de repuxo, também conhecido como rebite cego, é um elemento de fixação utilizado em inúmeras aplicações, destacando-se a linha branca, a indústria automotiva e a de esquadrias. O presente trabalho aplica o método QFD para os serviços de uma empresa metalúrgica de conformação a frio de rebites de repuxo, para identificar as necessidades dos clientes e como atendê-las. Tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços envolvidos, possibilitando a elaboração de planos de qualidade que podem transformar as necessidades dos clientes em ações a serem desenvolvidas pela empresa. O modelo conceitual de QFD escolhido para a aplicação desta técnica possibilitou a conclusão de aspectos considerados fundamentais aos clientes, tais como: a agilidade na resolução de problemas com suporte técnico capacitado e formulário para repasse das informações, além de um funcionário responsável por esse cliente e atendimento de forma geral, se tornando um estudo detalhado das necessidades dos serviços prestados pela empresa.
Palavras-chave: Desdobramento da função qualidade; QFD para serviços; Rebites de repuxo.
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CON10-1476 - UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA PDCA PARA AUXILIAR A GESTÃO DA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS, FEITOS COM FIBRAS DE COCO E RESINA POLIÉSTER: UMA ABORDAGEM DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.
Souza, Thiago Francisco1; Fornari, Celso Carlino Maria Junior1
1Universidade Estadual de Santa Cruz
Resumo: A gestão da produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que visa fabricar os produtos oferecidos por uma empresa dentro das especificações estabelecidas, utilizando da melhor maneira possível os recursos produtivos disponíveis. Isto implica produzir rigorosamente o que foi determinado, dentro da maior eficiência possível, o que exige sistemas adequados de planejamento e controle da produção. Objetivando então uma maior eficiência do processo produtivo de compósitos poliméricos feitos com fibras de coco e resina poliéster, aplicou-se neste trabalho a ferramenta PDCA (PDCA - iniciais das palavras americanas Plan, Do, Check e Act) para que fosse possível planejar (Plan), executar (Do), verificar os resultados (Check) e fazer possíveis ações corretivas (Act) no processo produtivo destes compósitos. A utilização da fibra de coco e resina poliéster tornaram altamente rentáveis a produção dos compósitos poliméricos em questão, uma vez que o uso desta fibra em produtos comerciais contribui para gerar riquezas e reduz o impacto ambiental causado pela produção e descarte de bens de consumo, já que é um material abundante, de fonte renovável e contribui para o melhor aproveitamento do potencial agrícola brasileiro. Já a resina poliéster, apresenta uma vasta gama de aplicações industriais e tecnológicas, sendo muito usada em compósitos moldados por contato devido as suas propriedades de transformação. Além do enfoque dado à gestão da produção, outro fator de extrema importância também motivou a realização deste trabalho: a preservação ambiental. Isto porque, uma das matérias - primas envolvidas no processo produtivo destes compósitos foi a fibra oriunda do coco verde, um fruto abundante na natureza e que geralmente é descartado em locais inadequados após o consumo de sua água, "agredindo" assim o meio ambiente. O objetivo deste trabalho então foi direcionado no sentido de aplicar uma ferramenta para melhorar a eficiência de um sistema produtivo, levando em consideração também o impacto ambiental gerado por este sistema
Palavras-chave: Gestão da produção; Ferramenta PDCA; Preservação ambiental.
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