Carta do Chairman | Carta da Diretoria da ABCM | Comitê Organizador e Colaboradores | Palestras e Mesas Redondas | Artigos Publicados | Expositores

Carta da Diretoria da ABCM

A Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, ABCM, completou em 19 de abril de 2010 trinta e cinco anos de existência. Seus fundadores e demais associados podem se orgulhar de fazer parte de um importante capítulo da história da ciência e da tecnologia no Brasil.

A atuação relevante e reconhecida dos associados da ABCM pautou e continuará pautando diversas decisões e iniciativas voltadas à formação de recursos humanos qualificados em Engenharia e Ciências Mecânicas no Brasil, bem como ao desenvolvimento do país. Estamos agora vivendo um momento em que diversos setores da sociedade têm a percepção de que o avanço do Brasil se dará através da Engenharia. Neste sentido os colegas da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, foram muito felizes ao escolher como tema do CONEM 2010 a Engenharia para Todos.

A Engenharia de elevada qualidade que sempre praticamos, bem como a nova Engenharia que quebra as paredes dos compartimentos disciplinares, que busca se interligar aos saberes e instrumentos de outras áreas do conhecimento, colocando no centro das preocupações a vida, o bem-estar e a sustentabilidade, estão muito bem representadas neste evento. Basta ver os títulos dos trabalhos aprovados para apresentação para reconhecer estas formas de avanço do conhecimento, merecendo destaque ainda a forte vinculação com as vocações naturais do país.

A ABCM cada vez mais tem buscado a participação ativa dos associados, principalmente através dos Comitês Técnicos e dos eventos científicos. Aproveite a dedicação e o talento dos colegas da UFCG que certamente trabalharam muito para organizar um evento do porte e da importância do CONEM, para fortalecer os laços com os profissionais com os quais você já interage, e também estabelecer novos contatos. Como sempre, os eventos da ABCM são excelentes oportunidades não só para o crescimento profissional, mas também para o crescimento pessoal.

Sejam todos bem vindos, e tenham um evento profícuo.

Diretoria da ABCM
Biênio 2010-2011

©CONEM 2010 - Engenharia para Todos.