AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DE CORTE EM TORNEAMENTO 

Filipe Molinar Machado e André João de Souza  


Resumo: A partir da globalização da produção, a velocidade de desenvolvimento de novos métodos de fabricação e a necessidade das empresas de aumentar a capacidade de produção e reduzir custos a fim de alcançarem competitividade no atual contexto, força as empresas em direcionarem seus focos em não apenas diminuir o custo do produto final, mas sim, em reduzi-lo em cada etapa do processo de fabricação através da análise de vários pontos inerentes ao processo nos quais possam ser aplicados estudos de otimização dos parâmetros utilizados. Dentro deste enfoque e considerando a usinagem dos metais, um ponto chave a ser considerado na otimização dos parâmetros de corte é o consumo de energia elétrica com que diferentes tipos de parâmetros são utilizados. Em muitos casos, a energia elétrica gasta durante o processo produtivo, é considerada dentro de um consumo médio de uma maquina-ferramenta e posta como um custo variável diretamente proporcional às quantidades produzidas. Porém, após uma detalhada análise, pode-se salientar que esses custos estão divididos em duas partes, tais como: uma parte fixa ou semi-fixa, diretamente relacionada à potência instalada, e outra parte variável, proporcional decrescente, devido às tarifas diferenciais, de acordo com o montante do consumo, fator de carga etc. Levando em consideração os aspectos apresentados, o trabalho fundamenta-se em apresentar uma relação entre o intervalo de máxima eficiência e a energia elétrica consumida, obtendo-se assim, dados estratégicos para uma adequada decisão quanto a possíveis planos de processos alternativos em análise, possibilitando uma disposição dos mesmos em função do custo e do tempo de fabricação. Por fim, e tomando tais informações, o nível de competição relativo da empresa assegura-a uma maior flexibilidade de operação e segurança financeira, ou seja, proporciona condições competitivas em preços e na conquista de novos mercados.