Usinagem  - USI 18

Título :

SISTEMA DE MAPEAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ACÚSTICA DE RETIFICAÇÃO NO REBOLO (DEAR)

Resumo :
Foi desenvolvido um novo sistema de mapeamento do rebolo que utiliza a emissão acústica (EA) para compor um gráfico 3D, que representa a distribuição da energia acústica de retificação na superfície do rebolo, chamado DEAR. Apesar da EA ser um meio indireto de sensoreamento, o sensor de EA é bastante robusto, sendo adequado para o uso em ambientes industriais. O equipamento dedicado ao levantamento topográfico construído pela Sensis, dispõe de uma constante de tempo mínima de 10 ms, ou seja o monitor de EA gera continuamente um sinal com o valor correspondente ao nível RMS do sinal bruto calculado em um intervalo móvel cujo duração é igual a constante de tempo. Isto possibilita obter a resolução de 0,5 mm do perímetro de um rebolo de diâmetro 450 mm, girando a 1800 rpm. O programa desenvolvido para fazer o mapeamento da superfície do rebolo pode ser utilizado para realizar três procedimentos de medição: avaliação da dressagem, mapeamento topográfico e avaliação da atuação do rebolo na retificação. Neste artigo são apresentados alguns resultados a respeito dos mecanismos de desgaste de rebolos e sua representação com os sistemas desenvolvidos
Title  :

GRINDING ACOUSTIC ENERGY DISTRIBUTION MAPPING SYSTEM ON WHEEL SURFACE (GAED)

Abstract :
A new wheel mapping system has been developed. It uses acoustic emission  as signal to build a 3D graphic, which represents the acoustic energy distribution on wheel surface, named  GAED. Although AE is an indirect sensorial mean, AE sensor is very robust,. Therefore, it is suitable to be used in industrial environment. The specific equipment built by Sensis to perform the topographical survey, has a minimum  time constant of 10ms; thus, the AE monitor continually  generates a signal whose value correspond to RMS level of raw signal, computed over a moving window sized by the time constant. This allows us to reach a resolution of 0,5 mm over a wheel perimeter whose diameter is of 450 mm, rotating at 1800 rpm. The software developed to map wheel surface could be used to do three measurement procedures: dressing evaluation, topographic mapping and wheel performance evaluation on grinding. This paper presents some results about the wheel wear progress analyzed by this new method.
Autores :
Gomes, João J. F.
de Oliveira, João F. G.
Bellini, Paulo H. C.
Trabalho Completo :


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