1o. COBEF

Fruto de um trabalho conjunto de vários pesquisadores, entidades e empresas, o 1o COBEF veio para implantar um forum de discussões na área de Fabricação. A realização do mesmo foi marcada por alguns eventos que merecem destaque. A semente do COBEF foi lançada durante a visita dos Professores Américo Scotti e Sadek Alfaro à UFPR, que vieram avaliar o curso de Graduação em Engenharia Mecânica em novembro de 1999. Entre uma conversa e outra, surgiu a idéia de criar um congresso voltado para a área de fabricação, devido à escassez de eventos científicos no campo da manufatura.

 Ponderou-se ainda que o congresso deveria ser realizado em Curitiba, aproveitando o momento da recente implantação do polo automotivo, que ocasionou forte expansão do segmento industrial e crescimento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia Mecânica na região.

 A idéia de um congresso de fabricação foi lançada durante o COBEM de 1999, por um grupo de professores convictos da sua importância. Foram mantidas conversações com o então Presidente da ABCM, Prof. Carlos Alberto de Almeida, que sinalizou positivamente à idéia, tendo sugerido inicialmente a promoção de um seminário, o qual lançaria as bases para um futuro congresso. Condicionou, ainda, a promoção do evento pela ABCM à criação de um Comitê Nacional de Fabricação da ABCM.

 Em reunião realizada em fevereiro de 2000 em Curitiba, na qual participaram os professores Álisson Rocha Machado e Sinésio Domingues Franco da UFU, Paulo Cesar Okimoto, Dalberto Dias da Costa, Walter Casas, Ana Sofia D´Oliveira, Paulo Victor Marcondes, Ramon Cortes Paredes, Silvio Francisco Brunatto e Nixon Malveira da UFPR, Ossimar Maranho, Walter Luís Mikos, Milton Luiz Polli e Paulo André Beltrão do CEFET-PR, Ricardo Torres da PUC-PR, Sérgio Tonini Button da UNICAMP, Rolf Bertrand Schroeter da UFSC, José Divo Bressan da FEJ/UDESC, Alexandre Mendes Abrão da UFMG, Marcelo Teixeira dos Santos do IST e Gilmar Ferreira Batalha da USP, foi proposta à ABCM a criação do Comitê Provisório Nacional de Fabricação. Este comitê foi composto pelos professores Álisson Rocha Machado, José Divo Bressan, Paulo Cesar Okimoto, Sérgio Tonini Button, Gilmar Ferreira Batalha, Marcelo Teixeira dos Santos, Walter Weingaertner da UFSC e Theophilo Moura Maciel da UFPB. Como primeira iniciativa do comitê recém-formado, foi proposto à ABCM a realização do 1o COBEF, de 2 a 4 de abril de 2001 em Curitiba, sendo o mesmo organizado de forma conjunta pela UFPR, PUC-PR e CEFET-PR. A ABCM, em reunião de sua diretoria realizada em fevereiro de 2000, aprovou a realização do 1o COBEF nos moldes sugeridos.

 Este breve relato visa nominar os responsáveis pelo presente evento, como forma de expressar nossos agradecimentos a todos. Do mesmo modo, os agradecimentos são dirigidos à ABCM e ao Prof. Almeida pela confiança depositada ao aceitar nossa proposta, ao Secretário de Estado Ramiro Wahrhaftig, pelo apoio e incentivo na organização do COBEF, aos professores que se dispuseram a lançar as bases do COBEF e aqueles que arduamente trabalharam na rotina da sua organização, aos apoios recebidos do CNPq, Fundação Araucária, Sistema FIEP, CITPAR, Sindimetal, Sindipeças e Volvo, e à Renault do Brasil como patrocinadora.

            Aos congressistas, esperamos que todos possam desfrutar ao máximo dos trabalhos, palestras e visitas programadas. Por se tratar do primeiro evento, certamente haverão críticas, as quais serão bem vindas neste processo de aprendizado contínuo que vivenciamos. Colocamos, por fim, à disposição de todos, as experiências adquiridas ao longo da organização deste congresso, no sentido de contribuir para as próximas edições do COBEF.

 Curitiba, 02 de abril de 2001. 

  Comissão Organizadora | Palestras | Sessões Técnicas | Autor | Revisores