Soldagem  - SOL 25

Título :

ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS PARA DESGASTE APLICADOS POR ASPERSÃO TÉRMICA A CHAMA oxicombustível DE ALTA VELOCIDADE - HVOF

Resumo :
Uma das mais eficientes e econômicas formas de se adequar peças e componentes de equipamentos industriais a uma aplicação específica tem sido, há longo tempo, a aplicação de revestimentos. Revestimentos vêm ganhando evidência, ano após ano, em aplicações contra desgaste, contra corrosão, entre outras. Os revestimentos podem ser efetuados por diversas técnicas e processos, sendo que, para aplicações de proteção contra desgaste, a galvanoplastia e a soldagem têm sido tradicionalmente utilizadas. A aspersão térmica vem crescendo em termos de utilização nos anos recentes e conquistando espaço em aplicações tradicionais da soldagem. Neste trabalho é feito um estudo e caracterização de revestimentos à base de carboneto de tungstênio aplicados por dois equipamentos de aspersão térmica a chama oxicombustível de alta velocidade (HVOF). São avaliadas as respectivas microestruturas, dureza, bem como as características de resistência ao desgaste dos revestimentos obtidos. Os resultados mostram que os revestimentos apresentam ótimas características e podem ser aplicados, com sucesso, em diversas situações.
Title  :

STUDY AND CHARACTERIZATION OF HIGH VELOCITY OXI FUEL THERMAL SPRAYED COATINGS FOR WEAR RESISTANCE

Abstract :
Since a long time coatings have been used as an efficient and economic way of adapting components of industrial equipment to a specific application. The importance and demand for coating protection has significantly increased in recent years, mainly for wear and corrosion applications. Coatings can be deposited by several techniques and processes. For wear applications electroplating (hard chrome) and welding (hard facing) have been traditionally used. However, the use of thermal spray has increased in the last years, including traditional applications of that processes. In this work a study and characterization of tungsten carbide based coatings were carried out. The coatings were applied by high velocity oxi fuel thermal spraying (HVOF), using two different HVOF systems. Microstructure, hardness, as well as wear characteristics of the coatings were evaluated. The results show that the obtained coatings present great characteristics and can be succesfully applied in several wear conditions.
Autores :
Lima, Carlos Roberto Camello
Camargo, Flávio
Trabalho Completo :


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