Usinagem  - USI 60

Título :

ALTERAÇÕES NA TOPOGRAFIA DA SUPERFICIE GERADA POR “PLATEAU HONING” NA VIDA ÚTIL DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Resumo :
Este trabalho tem como objetivo determinar a influência da topografia “Plateau Honing” sobre a performance dos cilindros de um bloco motor. Sabe-se que a qualidade do brunimento do cilindro é um fator essencial para uma boa performance e durabilidade de um motor. Um mau acabamento da superfície pode resultar em num consumo excessivo de óleo, alto desgaste dos anéis, “blow–by”, riscos nos cilindros e marcas de queima nos anéis. O brunimento “Plateau Honing” é uma técnica de acabamento empregada para se criar estruturas que resultam em áreas de deslizamento para cilindros de longa duração combinando de forma ideal as propriedades antifricção das superfícies lisas com a capacidade de retenção de óleo das superfícies ásperas, levando a otimização das propriedades de deslizamento entre os elementos em contato, proporcionando exigências relativas ao comportamento funcional do motor: pouco tempo de amaciamento, baixo consumo de óleo, bom comportamento deslizante e pouco desgaste nas superfícies em contato. Partiu-se de um motor sem uso e levantou-se os parâmetros de superfície submetendo-o a ciclos de 1, 12 e 50 horas de funcionamento num banco de provas. Após cada um doc ciclos foram confrontados os parâmetros da superfície remanescente e rendimento alcançado para avaliação do desgaste ocorrido.
Title  :

ALTERATIONS ON THE SURFACE TOPOGRAPHY GENERATED BY "PLATEAU HONING" IN THE LIFE OF INTERNAL COMBUSTION MOTORS

Abstract :
The goal of this work is to determine the influence of the "Plateau Honing" topography on the performance of the cylinders of a motor block. It is known that the quality of the honing of the cylinder is an essential factor for a good performance and durability of a motor. A rough surface can result in an excessive consumption of oil, high rings wear, blow-by, scratches on the cylinders and marks of burns on the rings. The “Plateau Honing" is a finishing technique employed to create structures that result in sliding areas for cylinders of long duration combining in an ideal way the anti-friction properties of flat surfaces with the ability of oil capacity retention of the rough surfaces. This leads to the optimization of the sliding properties between the elements in contact, with requirements related to the functional behavior of the motor: little time for smoothing, low oil consumption, good sliding behavior and little wear on the surfaces in contact. Starting with a motor without use, the surface parameters were evaluated and then this was submitted to cycles of 1, 12 and 50 hours of operation on a test bench. After each cycle, the parameters of the remaining surface and reached revenue were confronted for evaluation of the wear which has taken place.
Autores :
Sales, Wisley Falco
Machado, Guilherme Antônio Assis
Trabalho Completo :


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