Usinagem  - USI 42

Título :

VERIFICAÇÃO DA USINABILIDADE DOS AÇOS INOXIDÁVEIS AUSTENÍTICOS E DO COMPORTAMENTO DAS BROCAS DE METAL DURO NO PROCESSO DE FURAÇÃO

Resumo :
O presente trabalho busca o desenvolvimento tecnológico, objetivando comparar os processos de furação a seco, com mínima quantidade de refrigeração e com fluido de corte abundante, na usinagem dos aços inoxidáveis austeníticos. Foram testados dois tipos de aços   correspondentes  ao grau  ABNT304 . O primeiro na sua versão normal  e o segundo na sua versão com usinabilidade melhorada através da desoxidação com cálcio, desenvolvido pela Villares Metals S.A. Para isto, empregou-se broca helicoidal de metal duro com recobrimentos TiN e (Ti,Al)N. Neste sentido, verificou-se a possibilidade de se furar os materiais citados com MQR (Mínima Quantidade de Refrigeração) e a seco, com ferramentas que possuem características geométricas adequadas ao estudo. Avaliaram-se os esforços de corte e a desempenho das ferramentas, possibilitando obter as condições técnicas e a base de conhecimento prático necessário à consolidação do processo.
Title  :

MACHINABILITY OF THE AUSTENITCS STAINLESS STEELS AND THE BEHAVIOUR OF HARD METAL DRILLS

Abstract :
The present work compares the drilling process without cooling, with minimal quantity cooling and total cooling, in machining of stainless steels ABNT 304 and  the same stainless steel with improved machinability, 304 UF, developed by Villares Metals  S.A. It was used hard metal drills with TiN and (Ti,Al)N coatings. The cutting forces were measured and the tools performance were analyzed.
Autores :
Novaski, Olívio
Ambrogi, Vinicius Sanches
Correa, Mauricio
Lima, Francisco
Trabalho Completo :


   1o. Cobef | Comissão Organizadora | Palestras | Sessões Técnicas | Autor | Revisores