Gestão da Manufatura - GMF 9

Título :

O Jogo da Produção – uma ferramenta complementar ao ensino em engenharia de sistemas de produção

Resumo :
O desafio do ensino dos aspectos organizacionais (gerenciais) da fabricação mecânica é colocar os alunos face-a-face com problemas do cotidiano (Planejamento da Produção, Programação da Produção e Controle) num modelo realístico e abrangente. Normalmente, “estudos de caso” , relatos da experiência pessoal dos professores e ferramentas de simulação têm provado ser de grande utilidade nesta tarefa. A presente proposta é o uso de jogos computacionais como uma ajuda para consolidar conceitos que envolvem aspectos dinâmicos da produção. A idéia não é nova; jogos têm sido usados largamente em várias disciplinas e os chamados “Jogo da Empresa” são amplamente utilizados como ferramentas que tratam com Empreendedorismo. Aqui, o jogador se envolve com demandas, clientes, fornecedores, capacidades de produção, meios de produção, prazos de entrega... Em ambientes que incluem TQC/JIT, CAD/CAM, Produção Celular, MRP, Planejamento de Processos...Para se jogar necessita-se de conhecimentos básicos de alguns tópicos envolvidos em temas como Usinagem, Máquinas Ferramentas, Administração da Produção e Planejamento de Processos. O Sistema tem sido aplicado nos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina desde Março de 1999. Uma nova versão será em breve implementada na Internet.
Title  :

THE PRODUCTION GAME - A COMPLEMENTARY TOOL FOR TEACHING PRODUCTION SYSTEM ENGINEERING

Abstract :
The use games as teaching tool has been increased with the computer and internet resource, this paper shows a experience for a game, called Production Game, devoted to supplement activities in the managerial side of manufacturing at engineering courses. The design of the game is described and discussed and is reported the implementation at the Course of Mechanical Engineering UFSC – SC Brazil. The great acceptance joint students push the designers to further expansion for the game.
Autores :
de Queiroz, Abelardo Alves
Lucero, Adrián Guillermo
Borges, João Carlos de C. M.
Trabalho Completo :


  1o. Cobef | Comissão Organizadora | Palestras | Sessões Técnicas | Autor | Revisores