variavel0=João Flávio Vieira de Vasconcellos - jflavio@iprj.uerj.br Instituto Politécnico da UERJ
Antônio J. Silva Neto - ajsneto@iprj.uerj.br IPRJ e COPPE
Resumo. O projeto do curso de graduação em Engenharia Mecânica do IPRJ foi elaborado no período em que as novas diretrizes curriculares para os cursos de engenharia estavam sendo discutidas, havendo então a percepção de que o conteúdo científico eria ser apresentado o mais próximo possível do momento de sua aplicação prática. Para o curso supra mencionado foiidealizada uma seqüência de disciplinas denominadas integradoras, sendo o objetivo principal destas disciplinas a integração do conteúdo apresentado por outras disciplinas. Esta integração é feita essencialmente através da execução de projetos. Como o IPRJ tem uma atuação voltada para a computação científica, este é um aspecto presente em todo o seu curso de graduação em Engenharia Mecânica, com ênfase nas disciplinas integradoras, onde sempre que possível, as atividades numéricas são acopladas e realimentadas com atividades experimentais reais É neste contexto que aspectos básicos em transferência de calor são trabalhados pelos alunos já no terceiro semestre do curso. Como exemplo, citamos o projeto voltado para a análise de transferência de calor em aletas. Os alunos divididos em equipes realizam, juntamente com os instrutores, todo o ciclo de modelagem matemática, numérica e experimental, com um aparato experimental bastante simples composto por aletas de diversas formas e materiais Desta forma são integrados os conceitos básicos de Cálculo, Programação e Cálculo Numérico, sendo abordados de forma prática conceitos relacionados à Transferência de Calor.
Palavras chave: transferência de calor, ensino de engenharia.