Usinagem
- USI 18 |
Título
: |
SISTEMA DE MAPEAMENTO DA
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ACÚSTICA DE RETIFICAÇÃO NO REBOLO (DEAR) |
Resumo
: |
Foi
desenvolvido um novo sistema de mapeamento do rebolo que utiliza a emissão
acústica (EA) para compor um gráfico 3D, que representa a distribuição
da energia acústica de retificação na superfície do rebolo, chamado DEAR.
Apesar da EA ser um meio indireto de sensoreamento, o sensor de EA é
bastante robusto, sendo adequado para o uso em ambientes industriais. O
equipamento dedicado ao levantamento topográfico construído pela Sensis,
dispõe de uma constante de tempo mínima de 10 ms, ou seja o monitor de EA
gera continuamente um sinal com o valor correspondente ao nível RMS do
sinal bruto calculado em um intervalo móvel cujo duração é igual a
constante de tempo. Isto possibilita obter a resolução de 0,5 mm do perímetro
de um rebolo de diâmetro 450 mm, girando a 1800 rpm. O programa
desenvolvido para fazer o mapeamento da superfície do rebolo pode ser
utilizado para realizar três procedimentos de medição: avaliação da
dressagem, mapeamento topográfico e avaliação da atuação do rebolo na
retificação. Neste artigo são apresentados alguns resultados a respeito
dos mecanismos de desgaste de rebolos e sua representação com os sistemas
desenvolvidos
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Title
: |
GRINDING
ACOUSTIC ENERGY DISTRIBUTION MAPPING SYSTEM ON WHEEL SURFACE (GAED) |
Abstract
: |
A
new wheel mapping system has been developed. It uses acoustic emission
as signal to build a 3D graphic, which represents the acoustic energy
distribution on wheel surface, named GAED.
Although AE is an indirect sensorial mean, AE sensor is very robust,.
Therefore, it is suitable to be used in industrial environment. The specific
equipment built by Sensis to perform the topographical survey, has a minimum
time constant of 10ms; thus, the AE monitor continually
generates a signal whose value correspond to RMS level of raw signal,
computed over a moving window sized by the time constant. This allows us to
reach a resolution of 0,5 mm over a wheel perimeter whose diameter is of 450
mm, rotating at 1800 rpm. The software developed to map wheel surface could
be used to do three measurement procedures: dressing evaluation, topographic
mapping and wheel performance evaluation on grinding. This paper presents
some results about the wheel wear progress analyzed by this new method.
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Autores
: |
Gomes, João J. F.
de Oliveira, João F. G.
Bellini, Paulo H. C.
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Trabalho
Completo : |
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1o.
Cobef | Comissão Organizadora |
Palestras | Sessões Técnicas |
Autor | Revisores |
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