Soldagem
- SOL 25 |
Título
: |
ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS PARA DESGASTE APLICADOS POR
ASPERSÃO TÉRMICA A CHAMA oxicombustível
DE
ALTA VELOCIDADE - HVOF |
Resumo
: |
Uma
das mais eficientes e econômicas formas de se adequar peças e componentes
de equipamentos industriais a uma aplicação específica tem sido, há
longo tempo, a aplicação de revestimentos. Revestimentos vêm ganhando
evidência, ano após ano, em aplicações contra desgaste, contra corrosão,
entre outras. Os revestimentos podem ser efetuados por diversas técnicas e
processos, sendo que, para aplicações de proteção contra desgaste, a
galvanoplastia e a soldagem têm sido tradicionalmente utilizadas. A aspersão
térmica vem crescendo em termos de utilização nos anos recentes e
conquistando espaço em aplicações tradicionais da soldagem. Neste
trabalho é feito um estudo e caracterização de revestimentos à base de
carboneto de tungstênio aplicados por dois equipamentos de aspersão térmica
a chama oxicombustível de alta velocidade (HVOF). São avaliadas as
respectivas microestruturas, dureza, bem como as características de resistência
ao desgaste dos revestimentos obtidos. Os resultados mostram que os
revestimentos apresentam ótimas características e podem ser aplicados, com
sucesso, em diversas situações.
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Title
: |
STUDY
AND CHARACTERIZATION OF HIGH VELOCITY OXI FUEL THERMAL SPRAYED COATINGS
FOR WEAR RESISTANCE |
Abstract
: |
Since
a long time coatings have been used as an efficient and economic way of
adapting components of industrial equipment to a specific application. The
importance and demand for coating protection has significantly increased in
recent years, mainly for wear and corrosion applications. Coatings can be
deposited by several techniques and processes. For wear applications
electroplating (hard chrome) and welding (hard facing) have been
traditionally used. However, the use of thermal spray has increased in the
last years, including traditional applications of that processes. In this
work a study and characterization of tungsten carbide based coatings were
carried out. The coatings were applied by high velocity oxi fuel thermal
spraying (HVOF), using two different HVOF systems. Microstructure, hardness,
as well as wear characteristics of the coatings were evaluated. The results
show that the obtained coatings present great characteristics and can be
succesfully applied in several wear conditions.
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Autores
: |
Lima, Carlos Roberto Camello
Camargo, Flávio
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Trabalho
Completo : |
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1o.
Cobef | Comissão Organizadora |
Palestras | Sessões Técnicas |
Autor | Revisores |
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