Usinagem
- USI 60 |
Título
: |
ALTERAÇÕES NA TOPOGRAFIA DA SUPERFICIE
GERADA POR “PLATEAU HONING” NA VIDA ÚTIL DE MOTORES DE COMBUSTÃO
INTERNA |
Resumo
: |
Este trabalho tem como objetivo determinar a influência
da topografia “Plateau Honing” sobre a performance dos cilindros de um
bloco motor. Sabe-se que a qualidade do brunimento do cilindro é um fator
essencial para uma boa performance e durabilidade de um motor. Um mau
acabamento da superfície pode resultar em num consumo excessivo de óleo,
alto desgaste dos anéis, “blow–by”, riscos nos cilindros e marcas de
queima nos anéis. O brunimento “Plateau Honing” é uma técnica de
acabamento empregada para se criar estruturas que resultam em áreas de
deslizamento para cilindros de longa duração combinando de forma ideal as
propriedades antifricção das superfícies lisas com a capacidade de retenção
de óleo das superfícies ásperas, levando a otimização das propriedades
de deslizamento entre os elementos em contato, proporcionando exigências
relativas ao comportamento funcional do motor: pouco tempo de amaciamento,
baixo consumo de óleo, bom comportamento deslizante e pouco desgaste nas
superfícies em contato. Partiu-se de um motor sem uso e levantou-se os parâmetros
de superfície submetendo-o a ciclos de 1, 12 e 50 horas de funcionamento
num banco de provas. Após cada um doc ciclos foram confrontados os parâmetros
da superfície remanescente e rendimento alcançado para avaliação do
desgaste ocorrido.
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Title
: |
ALTERATIONS ON THE SURFACE TOPOGRAPHY GENERATED BY
"PLATEAU HONING" IN THE LIFE OF INTERNAL COMBUSTION MOTORS |
Abstract
: |
The goal of this work is to determine the influence of
the "Plateau Honing" topography on the performance of the
cylinders of a motor block. It is known that the quality of the honing of
the cylinder is an essential factor for a good performance and durability of
a motor. A rough surface can result in an excessive consumption of oil, high
rings wear, blow-by, scratches on the cylinders and marks of burns on the
rings. The “Plateau Honing" is a finishing technique employed to
create structures that result in sliding areas for cylinders of long
duration combining in an ideal way the anti-friction properties of flat
surfaces with the ability of oil capacity retention of the rough surfaces.
This leads to the optimization of the sliding properties between the
elements in contact, with requirements related to the functional behavior of
the motor: little time for smoothing, low oil consumption, good sliding
behavior and little wear on the surfaces in contact. Starting with a motor
without use, the surface parameters were evaluated and then this was
submitted to cycles of 1, 12 and 50 hours of operation on a test bench.
After each cycle, the parameters of the remaining surface and reached
revenue were confronted for evaluation of the wear which has taken place.
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Autores
: |
Sales, Wisley Falco
Machado, Guilherme Antônio Assis
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Trabalho
Completo : |
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1o.
Cobef | Comissão Organizadora |
Palestras | Sessões Técnicas |
Autor | Revisores |
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