Metalurgia do Pó - MPO 4

Título :

RESISTÊNCIA AO DESGASTE DE DIFERENTES MATERIAIS FABRICADOS A PARTIR DE PÓ DE FERRO FUNDIDO CINZENTO

Resumo :

Este artigo apresenta o estudo tribológico através do ensaio pin-on-disc de materiais preparados com diferentes conteúdos de pó de cavaco de ferro fundido reciclado. A obtenção de um aço, foi por compactação a 700 MPa e sinterização a 1160°C/1hora. Os ensaios são realizados em três etapas. Na primeira etapa, o pó de cavaco utilizado apresenta conteúdo de 3,5% de carbono total e na segunda etapa, o pó apresenta 1,2%. Os resultados mostram que diferentes materiais da segunda etapa apresentam propriedades muito superiores em relação a primeira etapa, em que, o elevado conteúdo de carbono total, produz durante a compactação corpos de prova com muitas fissuras devido ao excesso de grafita livre, provocando a lubrificação entre as partículas de ferro e conduzindo a uma heterogeneidade estrutural. Observou-se porém, que menores pressões de compactação conduzem a melhor compactabilidade. Seguiu-se assim, em uma terceira etapa a avaliação ao desgaste dos materiais compactados a 250 MPa. Os resultados de resistência apresentaram-se surpreendentes, onde as amostras com crescente conteúdo de pó de cavaco conduzem aos melhores resultados em resistência ao desgaste e homogeneidade estrutural, além de porosidade interconectada.

Title  :

WEAR RESISTANCE OF DIFFERENT MATERIALS MANUFACTURED FROM CAST IRON SWARF POWDERS

Abstract :
This paper presents a tribologic study through the pin-on-disc test of materials prepared with different contents of recycled casting iron swarf.  The attainment of a steel, was for compacting at 700 MPa and sintering at 1160 °C/1 hour.  The tests are carried through in three stages.  In the first stage, the powder swarf used presents content of 3.5% of total carbon and in the second stage, the powder presents 1.2%.  The results show that different materials of the second stage present very upper properties in relation to the first stage, where, the raised content of total carbon, produce during the compacting test specimen with many cracks due to the free excess of graphite, provoking the lubrication between iron particles leading to a structural heterogeneity.  However it was observed, that lesser pressures of compacting lead the best compactability.  It was followed thus, in a third stage the evaluation  wear resistence of the compacted materials at 250 MPa.  The resistance had presented surprising results where the samples with increasing cast iron swarf powder content lead to the best ones resulted, in wear resistence and structural homogeneity, beyond interconnected porosity.
Autores :
da Costa, Cesar Edil
Parucker, Moisés Luiz
Trabalho Completo :


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