Usinagem
- USI 52 |
Título
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EFEITO
DOS PARÂMETROS DE CORTE NA USINAGEM DAS SEDES DE VÁLVULAS DE MOTORES DE
COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE CBN |
Resumo
: |
A
qualidade da superfície produzida na região de assentamento das válvulas
dos cabeçotes de motores a explosão é de fundamental importância no
desempenho destes, o mesmo ocorrendo em relação às características
dimensionais relacionadas aos desvios geométricos como oscilação e
circularidade. Essas características influenciam diretamente na
estanqueidade produzida pelo contato (assentamento) entre a válvula (móvel)
e a sede (fixa). A sede da válvula é de aço, obtido pela metalurgia do pó
com dureza Vickers 300 kgf/mm2. Foram utilizadas ferramentas de
CBN e velocidade de corte média de 161 m/min. Foram investigados os efeitos
dos parâmetros de usinagem como velocidade e profundidade de corte e avanço,
o máximo desgaste de flanco das ferramentas e os parâmetros de topografia
de superfície. Foram medidos VBBmáx, Ra, Rt e
Wt . Dentre os parâmetros avaliados o avanço, foi o que mais
influenciou a rugosidade da sede, enquanto a velocidade de corte demonstrou
que quanto maior o seu valor melhor a qualidade da superfície usinada.
Quanto ao desgaste, a combinação entre o maior avanço e menor velocidade
de corte foi a condição mais crítica. Nessa situação, foi verificada a
presença do desgaste de flanco e de cratera.
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Title
: |
THE EFFECT OF CUTTING PARAMETERS
ON THE MACHINING OF SEAT
VALVES
OF INTERNAL COMBUSTION ENGINES USING CBN TOOLS |
Abstract
: |
The
surface quality of the head valve seating area, of internal combustion
engines, is of paramount importance in the motor performance, as well as the
geometric errors like surface oscillations and lack of roundness. Such
characteristics affect the sealing obtained by the contact between the valve
and the seat. The valve seat is produced by powder metallurgy with Vickers
Hardness 300 kgf/mm2. The machining was performed with CBN
cutting tools under an average speed of about 161 m/min. The effects of the
cutting speed, depth of cut, and feed rate parameter on the seat tightness
was the feed rate, while higher cutting speeds improve surface quality. As
far as wear is concerned, the most critical situation arises with lower
cutting speeds and greater feed rate, when both flank and crater wear are
used.
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Autores
: |
Sales, Wisley Falco
Rocha, Cláudio Araújo
de Barcellos, Clovis Sperb
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Trabalho
Completo : |
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1o.
Cobef | Comissão Organizadora |
Palestras | Sessões Técnicas |
Autor | Revisores |
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