Usinagem  - USI 52

Título :

EFEITO DOS PARÂMETROS DE CORTE NA USINAGEM DAS SEDES DE VÁLVULAS DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO FERRAMENTAS DE CBN

Resumo :
A qualidade da superfície produzida na região de assentamento das válvulas dos cabeçotes de motores a explosão é de fundamental importância no desempenho destes, o mesmo ocorrendo em relação às características dimensionais relacionadas aos desvios geométricos como oscilação e circularidade. Essas características influenciam diretamente na estanqueidade produzida pelo contato (assentamento) entre a válvula (móvel) e a sede (fixa). A sede da válvula é de aço, obtido pela metalurgia do pó com dureza Vickers 300 kgf/mm2. Foram utilizadas ferramentas de CBN e velocidade de corte média de 161 m/min. Foram investigados os efeitos dos parâmetros de usinagem como velocidade e profundidade de corte e avanço, o máximo desgaste de flanco das ferramentas e os parâmetros de topografia de superfície. Foram medidos VBBmáx, Ra, Rt e Wt . Dentre os parâmetros avaliados o avanço, foi o que mais influenciou a rugosidade da sede, enquanto a velocidade de corte demonstrou que quanto maior o seu valor melhor a qualidade da superfície usinada. Quanto ao desgaste, a combinação entre o maior avanço e menor velocidade de corte foi a condição mais crítica. Nessa situação, foi verificada a presença do desgaste de flanco e de cratera.
Title  :

THE EFFECT OF CUTTING PARAMETERS ON THE MACHINING OF SEAT VALVES OF INTERNAL COMBUSTION ENGINES USING CBN TOOLS

Abstract :
The surface quality of the head valve seating area, of internal combustion engines, is of paramount importance in the motor performance, as well as the geometric errors like surface oscillations and lack of roundness. Such characteristics affect the sealing obtained by the contact between the valve and the seat. The valve seat is produced by powder metallurgy with Vickers Hardness 300 kgf/mm2. The machining was performed with CBN cutting tools under an average speed of about 161 m/min. The effects of the cutting speed, depth of cut, and feed rate parameter on the seat tightness was the feed rate, while higher cutting speeds improve surface quality. As far as wear is concerned, the most critical situation arises with lower cutting speeds and greater feed rate, when both flank and crater wear are used.
Autores :
Sales, Wisley Falco
Rocha, Cláudio Araújo
de Barcellos, Clovis Sperb
Trabalho Completo :


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