Índice Imprimir Busca

DISPOSITIVO PARA ENSAIO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONDUÇÃO

A.O. Correa, E. Fossaluza, A. Cavalcanti, E. Pizzi

Departamento de Engenharia Industrial Mecânica, Universidade Santa Cecília, Rua Osvaldo Cruz, nr.255 - Bloco M - Sala 117 - Santos - SP - CEP 11045-907

Palavras-chave: Ensaio, Transferência de Calor, Condução

Resumo

Na transmissão de calor por condução térmica, a equação enunciada por Fourier para obter o fluxo de calor, depende de uma propriedade especifica de cada material à condutividade térmica (k).

A condutividade térmica que cada material possui, está diretamente ligada a resistividade térmica do respectivo material, ou seja, na condição onde o material será um bom condutor de calor ou um isolante térmico, de acordo com as propriedades mecânicas do referido material.

O dispositivo didático para a demonstração da transferência de calor por condução, foi projetado e desenvolvido a fim de ensaiar diversos materiais, tendo como variável a condutividade térmica.

Trata-se de um equipamento portátil (figura 1), de fácil manuseio e transporte e que pode ser ligado em uma tomada universal 220V.



O equipamento é revestido internamente por um isolante térmico, moldado especialmente para receber os 04 componentes, que irão realizar a transmissão de calor:

· Base para a cinta de resistência elétrica que fornecerá o calor para os ensaios;

· Apoio inferior, que auxiliará o balanço de temperatura durante os ensaios;

· Corpo de prova a ser ensaiado;

· Apoio superior, que auxiliará o balanço de temperatura durante os ensaios.

Os apoios superior e inferior, possuem condutividade térmica conhecida e o calor que a cinta irá fornecer também é conhecido.

O dispositivo terá acoplado 02 termopares para a tomada das temperaturas, que serão necessários para os cálculos que resultarão experimentalmente na condutividade térmica do corpo de prova (figura 2).


O fluxo de calor se propaga da base da cinta de resistência elétrica, em direção do apoio superior, passando calor antes pelo apoio inferior e pelo corpo de prova (figura3).


As indicações de temperatura (T1 e T2), contagem de tempo e a chave para ligar o equipamento foram montadas em separadamente, em um modulo adequado.

Através da equação já mencionada de Fourier, adequando-se a mesma é possível obter-se a condutividade térmica do material ensaiado.


Agradecimentos: os autores agradecem a Coordenação de Engenharia Mecânica e a Direção da Unisanta, pela oportunidade recebida no desenvolvimento deste projeto e o dedicam aos orientadores professores Fernando Marques Fernandes e Carlos Alberto Amaral Moino.

Referências:

Kern, D.Q. - Processos de Transmissão de Calor. Editora Guanabara Koogan SA - RJ - 1987 Incropera, P.F. - DeWitt, P.D. - Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa. Editora Livros Técnicos e Científicos - 4ª edição - RJ - 1998