Índice Imprimir Busca

DESENVOLVIMENTO DO ANO BIOCLIMÁTICO DE REFERÊNCIA PARA A REGIÃO DE ITAJUBÁ

R. G. Saintive , R. D. M. Carvalho

Departamento de Mecânica, Instituto de Engenharia Mecânica

Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI),

Av. BPS 1303 - Bairro Pinheirinho, Itajubá MG, cep: 37500-000

Palavras-chave: Carta Bioclimática, Dados Climáticos

Resumo

A carta bioclimática é uma carta psicrométrica onde são traçados o estado termodinâmico do ar atmosférico, de uma dada localidade hora a hora ao longo do ano, e as zonas relativas às técnicas de construção de residências para proporcionar conforto térmico aos ocupantes (Fig.1). Este projeto tem a finalidade de elaborar uma carta bioclimática para Itajubá e região. Será assim possível para profissionais da área de engenharia civil, arquitetura e condicionamento de ar (engenheiros mecânicos) melhor adaptar seus projetos às condições climáticas locais.


Para a elaboração da mesma, foram primeiramente adquiridos junto ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) os dados da PCD (Plataforma de Coleta de Dados) de Itajubá e junto à FEPI (Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá) os dados da Estação Hidrometeorológica. Os dados brutos foram então divididos em dados psicrométricos (temperatura de bulbo seco, temperaturas máximas e mínimas diárias e umidade relativa) e em dados gerais (precipitação pluviométrica acumulada, velocidade e direção dos ventos e radiação solar global e acumulada). Os dados de temperatura já foram analisados mês a mês, calculando-se para cada mês a média, desvio padrão, valor mínimo, valor máximo, variância, distorção, curtose e moda (Tab. 1). Os dados para a umidade relativa e para os ventos ainda estão em processo de análise, com término previsto para o próximo mês de julho.


Da análise da temperatura pôde-se perceber que as médias mensais para o período de maio de 1998 a abril de 2001 apresentaram o comportamento esperado, ou seja, temperatura média mais alta (22,5ºC) no verão (janeiro) e mais baixa (15,3ºC) no inverno (julho). A maior temperatura máxima (35,5ºC) ocorreu em janeiro e a menor temperatura mínima (0,0ºC) em junho. Pelo desvio padrão, pôde-se concluir que a temperatura é mais estável nos meses de verão, pois o maior valor do desvio padrão se deu no mês agosto (6,29ºC) e o seu menor valor nos meses de fevereiro e março (4,18 ºC). Os meses de dezembro a março foram os mais quentes do período amostrado e os meses de maio a julho os mais frios.

Os dados para a umidade relativa permitirão estabelecer os pares ordenados (T, j) que serão traçados na carta psicrométrica conforme exemplificado na Fig. 1. Os dados sobre direção predominante e magnitude dos ventos permitirão um quadro mais completo do clima local. Os dados para a radiação solar e índice pluviométrico foram incluídos apenas para consolidação do banco de dados e serão tratados em um projeto posterior.