Índice Imprimir Busca

VALIDAÇÃO DOS DADOS DE SATÉLITE COM BASE NOS DADOS DA ESTAÇÃO SOLARIMÉTRICA DE PIRABEIRABA

R. Sonaglio, S. Colle

Departamento de Engenharia Mecânica, CTC, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, Trindade, Caixa Postal 476, Florianópolis SC, CEP 88040-900

Palavras-chave: Radiação Solar, Fotos de Satélite, Validação.

Resumo

O levantamento dos dados de radiação na superfície terrestre é hoje tarefa que hoje é necessária para que no futuro tenhamos um banco de dados amplo, de toda o orbe, e que satisfaça às necessidades tecnológicas.

É pensando nisso que o LABSOLAR está criando, juntamente com várias entidades do mundo inteiro, um banco de dados de radiação solar, que auxiliará engenheiros, arquitetos, meteorologistas e outros que necessitem dessas informações.

Um dos métodos para estimar a radiação global incidente na superfície terrestre consiste na utilização imagens de satélites geoestacionários associados a dados climatológicos históricos (como temperatura, albedo e umidade). O Processamento destes dados por modelos matemáticos permite o mapeamento da radiação global incidente de uma forma contínua sobre todo o território coberto pela foto do satélite. Este é o método que vem sendo utilizado no LABSOLAR, em convênio com o INPE/DSA. A validação é feita a partir de dados coletados na superfície terrestre, em estações solarimétricas de superfície.

O LABSOLAR possui seis estações solarimétricas em Santa Catarina e uma em Balbina, Amazonas, que coletam dados sobre a radiação que chega à superfície terrestre. Os dados dessas estações podemos comparar com os valores que conseguimos a partir das imagens de satélite, e assim validar o modelo.

A proposta do presente trabalho é mostrar a validação de superfície do modelo de satélite para a cidade de Joinvile - SC. Para tanto foram usados os modelos GKSS ou BRAZILSR, algoritmos usados no LABSOLAR, e imagens do satélite GOES-8 e dados de superfície da estação solarimétrica de Pirabeiraba.

A validação aponta comparação entre os dados derivados de satélite e os modelos empregados (figuras 1 e 2). Os dados de satélite podem servir de referência mas ainda não se pode afirmar com certeza que os dados são estáveis o suficiente para ser usados, pois são necessários pelo menos 14 anos para tal [1].

Referências Bibliográficas:

[1]Colle, S. Pereira, E. B., Atlas de Irradiação Solar do Brasil, LABSOLAR - INMET, 1998.
[2]Angström, A., "Solar and Terrestrial Radiation", Quart. J. R. Meteorological Society, Vol 50, pp. 121-128, 1924.
[3]Angström, A., "On the Computation of Global Radiation from Records of Sunshine", Ark. Geofisik, Vol 2, No. 5, pp. 471-479, 1956.
[4]Iqbal, M., "An Introduction to Solar Radiation", Academic Press, N.Y., 1983.