Índice Imprimir Busca

NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICAS

A. A. Pereira(1) , F. M. Neto(1) e I. P. Arroyo(1)
Orientadores: E. Marques , L. Boehs

(1) Departamento de Engenharia Mecânica, Grucon, Universidade Federal de Santa Catarina Universitário-Trindade CP 476, CEP. 88.040-900 - Florianópolis - SC, fone: (048) 331-9225/331 - 9721, Fax (048) 234-1519

Palavras-chave: Democratização do Acesso, Modernização da Estrutura Curriculares, Qualificação Institucional, Componentes de Inovação.

Resumo

Este novo século, caracterizado pelo fabuloso acúmulo de informação em todos os domínios, com potencial de armazenamento vertiginoso, requer toda atenção aos apelos de novas ferramentas didáticas-pedagógicas, impostas pelo signo da comunicação e da informação .

O presente trabalho apresenta uma solução própria combinando uma ferramenta didática-pedagógica a um sistema de rede e conexões, permitindo a disseminação de conhecimento ampliando a inserção do estudante no mundo globalizado possibilitando a democratização ao acesso à comunidade do setor metal-mecânico a esta ferramenta.

Esta nova ferramenta didática pedagógica, apresentada em um ambiente gráfico, foi criada com auxílio de software como corelDraw, Flash e AutoCad tendo sua forma padronizada por um construtor criado pela equipe de desenvolvimento do projeto CIMM (Centro de Informação Metal Mecânica), local (site) onde esta ferramenta é disponibilizada por reunir toda comunidade do setor metal mecânico formada por estudantes, técnicos, engenheiros, pesquisadores e professores.

O presente trabalho apresenta processos e fenômenos envolvido na fabricação, através de animação permitindo uma maior exploração dos detalhes, conferindo uma maior realidade no apresentado. Para conferir seu objetivo maior (o acesso a todos), o material é inserido em rede, como dito acima, com auxilio de um construtor.

A disponibilização do conhecimento em rede de maneira auto explicativa, por esta ferramenta, só é possível, devido aos novos recursos tecnológicos, que permitem o uso de fotos, filmes e simulações e processos, quebrando a barreira do entendimento imposta pelos modelos antigos de apresentação (ainda usados em tempos de profundos avanços tecnológicos) e a barreira do acesso até então excludente e centralizado.

O material apresentado por esta nova ferramenta didática pedagógica, usa todos os recursos descritos acima em módulos de apresentação: usinagem, conformação, materiais, soldagem e meio ambiente.

Atualmente esta ferramenta é usada como material didático nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Material da UFSC, e na qualificação técnica em industrias, tendo uma boa aceitação, confirmada pelas inúmeras solicitações de materiais ainda não disponibilizado.

É a partir do confronto permanente de experiência no campo do ensino e treinamento profissional que será possível obter um dinamismo no processo de busca de caminhos para o constante desafio na solução dos problemas educacionais.


Agradecimentos: os autores agradecem ao orientadores Dr. Lourival Boehs e Dr. Elizabeth Marques pelo apoio e paciência, ao RHAE (Recursos Humanos para Atividades Estratégicas) pela bolsa de Iniciação Científica, a SolidWorks por ter doado duas versões do SolidWorks Educacional, as empresas Sandvik pelas fotos e a Titex pela doação de filmes digitalizados.

Referências:

BUGAI. Edson, AutoCad 14, Visual Books.
GESSER. Felício, AutoCad 14, Fetesc.
STEMER. Caspar, Ferramentas de Corte I, Editora da UFSC.
Sandvik, Modern Metal Cutting