PREFÁCIO logo.gif (10637 bytes)

 

 

 

O Congresso Nacional de Engenharia Mecânica – CONEM, chega à sua segunda edição. Retorna a João Pessoa – PB, local de realização do II Congresso de Engenharia Mecânica Norte-Nordeste, realizado em 1992 com grande sucesso.

Este evento, inicialmente de caráter regional, veio se consolidando, caracterizando-se como um fórum nacional de comprovada qualidade, ao reunir pesquisadores, engenheiros, alunos de graduação e de pós-graduação de todo o país. Os trabalhos científicos aceitos para apresentação no CONEM abrangem tanto problemas de engenharia mecânica do norte e nordeste do Brasil, como também outros, de âmbito universal.

O grande sucesso da transformação deste evento em um Congresso Nacional de Engenharia Mecânica deve-se à competência, interesse e envolvimento das equipes organizadoras e dos Programas de Engenharia Mecânica localizados na região norte e nordeste do país. Isto demonstra que a Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM teve sensibilidade para compreender a importância de disseminar nacionalmente a pesquisa em engenharia mecânica no Brasil, através da realização de um evento deste porte fora da região sudeste. A resposta da comunidade a esta iniciativa é de fato extremamente importante para a própria evolução de nossa associação científica.

No CONEM 2002 nota-se um aumento significativo dos temas abordados, totalizando 20 assuntos importantes para a engenharia mecânica, com vistas ao desenvolvimento nacional.

A organização do Congresso, sob responsabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia de Campina Grande e do Departamento de Tecnologia Mecânica do Centro de Tecnologia de João Pessoa, ambos da Universidade Federal da Paraíba, mantém elevado padrão de qualidade, comum aos eventos científicos da ABCM.

A Comissão Organizadora do evento procurou automatizar todo o processo de submissão de resumos, artigos, revisão e comunicação com os autores, levando a uma otimização da eficiência de todas as etapas de organização.

Destaca-se que o processo de revisão dos artigos acompanha as melhores tendências internacionais, com revisão pelos pares, utilizando profissionais do país e do exterior, contribuindo para um aprimoramento da qualidade técnica e científica do evento.

A fixação de recursos humanos de alto nível na região norte e nordeste foi sem dúvida um dos fatores determinantes na criação de vários cursos de pós-graduação e crescimento da atividade de pesquisa, tornando possível a realidade do CONEM, apesar das tantas dificuldades e entraves que vivenciamos, face à política atualmente imposta aos setores de educação, ciência e tecnologia. Consideramos ser inaceitável para um país como o nosso, com real vocação e possibilidades de desenvolvimento de tecnologia, ver todo o potencial humano e laboratórios de ensino e pesquisa sofrerem com um aporte insuficiente de recursos.

É para nós uma grande satisfação assinar o Prefácio dos Anais do II CONEM, primeiramente por termos participado ativamente deste Congresso desde sua fase embrionária e também por podermos testemunhar a sua consolidação.

 

Professor Dr. Francisco Paulo Lépore Neto
Faculdade de Engenharia Mecânica - FEMEC
Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Dr. Valder Steffen Jr.
Faculdade de Engenharia Mecânica - FEMEC
Universidade Federal de Uberlândia - UFU