Índice Imprimir Busca

Desenvolvimento de um software destinado a aplicação no processo de soldagem MIG_MAG Duplo Arame.

F.B.Brandão, M.F.Motta

Departamento de Engenharia Mecânica, UFSC, LABSOLDA, Laboratório de Soldagem, Instituto de Mecatrônica, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Universitário, Trindade, Cp.476, Florianópolis, SC, CEP: 88040-900

Palavras-chave: Soldagem, MIG/MAG, Duplo Arame, Software

Resumo

Atualmente, com a globalização do mercado, indústrias de manufatura buscam cada vês mais a implementação de sistemas automatizados de fabricação com o objetivo de otimizar a produção. Com esta finalidade está sendo desenvolvido um software que visa o monitoramento, e o conseqüente controle de duas estações de soldagem, que operam simultaneamente em processo MIG/MAG com Duplo Arame de potenciais isolados.

Descrição do processo:



A Soldagem MIG/MAG caracteriza-se pela formação de um par de arcos elétricos entre uma poça fundida e dois eletrodos consumíveis. O processo apresenta duas variações principais: MIG/MAG Duplo Arame Potencial Único MIG/MAG e Duplo Arame com potenciais isolados. Na primeira, os eletrodos são submetidos ao mesmo potencial elétrico, uma vês que ambos estão em contato elétrico no bico da tocha de soldagem. Nessa configuração pode-se empregar uma ou duas fontes de potência para a aplicação da soldagem. Na segunda, os eletrodos são isolados eletricamente e os arcos são mantidos por duas fontes de soldagem separadas. Uma vantagem dessa última configuração é a possibilidade de se atuar de forma independente sobre os parâmetros de soldagem de cada arco elétrico, conferindo-se funções distintas a cada um deles.


O Software:

Com o objetivo de uma analise mais aprofundada do processo Mig/Mag Duplo Arame, foi realizado em parceria com a Universidade de Federal Uberlândia -MG- ,-UFU-, filmagens do processo com uma câmera digital especial de alta-velocidade (2000 imagens por segundo). Através de uma placa de aquisição de dados denominada INTERDATA,desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC-, foi possível a aquisição dos oscilogramas de tensão e corrente das duas fontes de soldagem utilizadas no processo de soldagem. (A placa de aquisição oferece ao usuário uma velocidade de aquisição de dados de até 4000 pontos por segundo, duas vezes mais rápida que a câmera).


Obtidos estes dados, surge a necessidade do desenvolvimento de um software, que disponibiliza ao usuário, a possibilidade de exibição dos quadros (fotos) adquiridas pela câmera de alta velocidade simultaneamente com os oscilogramas adquiridos através da placa de aquisição.

Desta maneira, o usuário tem total flexibilidade no sentido de poder analisar detalhadamente o processo. Observando as imagens dos arcos voltaicos, em sincronismo com os oscilogramas de tensão e corrente de cada estação.

Com este propósito, está sendo desenvolvido no laboratório de soldagem (LABSOLDA) da Universidade Federal de Santa Catarina o software Duplo_Arame. O mesmo foi desenvolvido com a parceria de um estudante de doutorado, que foi o responsável pela aquisição das imagens e dados, além do estudo aprofundado do processo, e de um bolsista de iniciação científica de Engenharia Elétrica, com especialização em programação, que teve como objetivo, o desenvolvimento do software em linguagem de programação C++ Builder em ambiente Windows.

Atualmente o programa se encontra em fase final de desenvolvimento, possibilitando ao usuário não somente a simples visualização das fotos e oscilogramas adquiridas no processo de soldagem, como a possibilidade de emular um vídeo com a velocidade de exibição atribuída pelo usuário, ou seja, é possível a visualização do processo na velocidade desejada.



Agradecimentos: Os autores Agradecem ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), pelas bolsas de pesquisa, e a FEESC (Fundação de amparo ao estudo de engenharia em Santa Catarina) pelo auxílio financeiro.

Referências:

MOTTA,F.M. DUTRA (2000), j. c. Processo MIG/MAG duplo arame com potencial isolado.
Anais do XXVI ENTS, Curitiba, PR, Set. 2000.
BORLAND, Manual de programação avançada do C++Builder Programming.
DUTRA, J. C. Tecnologia da soldagem a arco voltaico