Índice Imprimir Busca

DESENVOLVIMENTO DE MEMBRANAS LIBERADORAS DE FÁRMACOS BASEADAS EM QUITOSANA

F. G. T. de Almeida

A. A. A. de Queiroz

Departamento de Física e Química, Instituto de Ciências, EFEI

Av. BPS, 1303, Cx. Postal 50, 375

37500-000, Itajubá-MG, Brasil

Palavras-chave: Quitosana, PVA, Ulceração, Membrana, Difusão.

Resumo

O desenvolvimento de polímeros com elevada capacidade de sorção de água (hidrogéis) tem sido alvo de expressivos investimentos de indústrias farmacêuticas bem como da área médica. O propósito do presente trabalho é o desenvolvimento de hidrogéis baseados na blenda polimérica poli(álcool vinílico)/quitosana (PVA/Ch) para o tratamento de feridas ou ulcerações não infectadas em pacientes com mobilidade restringida ou mesmo em fios de sutura, segundo Queiroz, Ferraz, Abraham e Román (2000). Uma vez que a sorção é um fenômeno de transporte de massa, estudou-se o tipo de transporte de fluidos fisiológicos na blenda PVA/Ch, determinando-se os coeficientes da lei de Fick, segundo Queiroz, Gallardo e Román (2000). Para o tratamento farmacológico da ulceração incorporou-se a nitrofurazona, um fármaco com atividade bactericida que elimina a maioria dos patógenos causadores de infecções superficiais.

Blendas poliméricas de diferentes composições de PVA/Ch foram obtidas pela técnica de evaporação do solvente sob vácuo a 25ºC. A determinação dos coeficientes da lei de Fick foram efetuados através de medidas de inchamento da membrana em solução fisiológica (NaCl 0,1M) a 25ºC. Para a determinação dos coeficientes da lei de Fick desenvolveu-se um software utilizando a linguagem Visual Basic que permite a análise em tempo real do inchamento da membrana polimérica. A hemocompatibilidade da blenda PVA/Ch foi analisada através do estudo da ativação das plaquetas do sangue pela superfície do hidrogel. Neste caso, após a interação com o sangue as superfícies poliméricas foram analisadas utilizando a microscopia eletrônica de varredura (SEM).

Na Figura 1, verifica-se que as membranas de PVA/Ch apresentaram um comportamento Fickiano (n£0,5), sendo observado na Figura 2 um aumento exponencial do coeficiente de difusão com o percentual de PVA na blenda PVA/Ch. Foi observada através da espectroscopia vibracional a formação de um complexo estável entre o PVA e Ch, que contribui para a estabilidade da membrana. Na Figura 3 as membranas apresentaram boas propriedades hemocompatíveis sem ativação das plaquetas sangüíneas.

Os coeficientes da lei de Fick obtidos experimentalmente bem como a boa hemocompatibilidade observada permitem concluir que as membranas obtidas possuem um grande potencial para sua aplicação em biomedicina.




Agradecimentos: Os autores agradecem ao Instituto de ciências da EFEI, pelo Laboratório de Síntese e Caracterização de Biomateriais e ao CNPq pela bolsa de iniciação cientifica e apoio financeiro.

Referências:

De Queiroz, A.A.A.; Gallardo, A.; Román, J. S. - Vinylpyrrolidone - N,N'-dimethylacrylamide water-soluble copolymers: synthesis, physical-chemical properties and proteic interactions. Biomaterials 21 (2000) 1631-1643.

De Queiroz, A.A.A.; Ferraz, H.G.; Abraham, G.A.; Román, J.S. - Development of hydroactive dressings based on chitosan membranes. Polymers in Medicine. Prague, 17-20 July 2000.