Índice Imprimir Busca

TORNEAMENTO DE CERÂMICA ASSISTIDO POR LASER

W.L. Weingaertner (1), C.G. Vieira(1)

(1) Departamento de Engenharia Mecânica, Laboratório de Mecânica de Precisão, Universidade Federal de Santa Catarina, Caixa Postal - 476- EMC, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, CEP: 88.040-970

Palavras-chave: LASER, Cerâmica, Torneamento, Acabamento, Ferramentas

Resumo

Ao longo da história dos processos de fabricação, percebe-se que um dos maiores desafios está na usinagem de materiais de elevada dureza com rapidez e qualidade. Processos de fabricação como retificação e polimento são muito comuns atualmente, assim como onerosos. No intuito de possibilitar a aplicação da usinagem com geometria definida em materiais de difícil usinabilidade, novas maneiras de se alterar momentaneamente algumas propriedades do material a ser usinado, como por exemplo a dureza, vem sendo estudadas.

O escopo deste trabalho é introduzir a tecnologia de torneamento de material cerâmico assistido por LASER como uma alternativa à usinagem de materiais de difícil usinabilidade, bem como verificar a influência do material e geometria da ferramenta sobre o acabamento da superfície torneada.

O processo caracteriza-se pela incidência do raio LASER, fonte externa de energia, sobre uma área pré-determinada da peça cerâmica, composta de nitreto de silício (Si3N4) de dureza em torno de 1820 HV. A alta concentração de energia na área atingida faz com que a fase vítrea ou amorfa da cerâmica atinja uma temperatura de 1200 °C e com isto se inicie um processo de fusão. Devido à alta temperatura, tem-se uma espécie de plastificação do material, a qual reduz drasticamente a tensão de cisalhamento necessária do corte - apesar da fase b-Si3N4 (cristalina) manter uma elevada dureza. Por causa da dureza da fase b-Si3N4, o uso de insertos de CBN ou à base de diamante são imprescindíveis.



Após a execução de testes preliminares, pode-se então fixar certos parâmetros de usinagem como: avanço f = 0,015 mm, velocidade de corte vc = 30 m/min, profundidade de corte ap = 3 mm, temperatura superficial da área atingida Tsup = 1200 °C, potência P = 1500 W, distância de incidência do raio LASER até o gume da ferramenta d = 10 mm, área do foco LASER na peça r x R = 2,00 x 2,70 mm2. Estas constantes permitem uma homogeneização da temperatura no volume de material a ser torneado (1200 °C), ou seja, elas fornecem tempo suficiente para que o regime permanente seja praticamente atingido. As variáveis do processo são as seguintes características das ferramentas: ângulo de incidência (a), composição e granulometria dos materiais. A alteração destas características resultará em diferentes níveis de rugosidade (Ra).



Analisando-se a influência do tamanho dos grãos do material da ferramenta em relação à rugosidade, pode-se afirmar que, devido aos grãos mais refinados, o atrito entre as superfícies transitória da peça e o flanco da ferramenta é menor, pois a superfície da ferramenta de menor granulometria possui um melhor acabamento, gerando também um menor Ra. A análise baseada em diferentes materiais pode ser melhor interpretada de acordo com as propriedades físicas dos materiais. O fator determinante para seleção do material correto para a ferramenta é a baixa reatividade química aliada a alta dureza, ambas a altas temperaturas. O CVD é inferior ao PKD quanto à reatividade a altas temperaturas; à 700 °C inicia-se um processo de conversão dos cristais de diamante monocristalinos à grafite. Entretanto, este fato foi compensado pela elevadíssima dureza e condutividade térmica; além disso os grãos de CVD são os menores dentre as ferramentas testadas. O PKD é ligeiramente inferior devido à menor condutividade térmica, menor dureza e maiores grãos, apesar de manter-se estável a temperaturas de até 1400 °C. O CBN, apesar de ser composto por pequenos grãos, tem as demais características inferiores às outras ferramentas, justificando seu comportamento abaixo das demais. Segundo König (1997), a função do ângulo a é evitar o atrito entre a superfície transitória da peça e o flanco da ferramenta e permitir que o gume penetre no material e corte livremente. Se o ângulo a é muito pequeno, a ferramenta fica cega, gera muito atrito, muito calor e maior Ra. Maior a facilita o corte e gera bom acabamento, mas se for demasiadamente grande, o efeito é negativo (a ferramenta fica também cega e quebra caso não tenha resistência suficiente). Conforme os resultados obtidos trabalhou-se numa faixa onde o aumento destes ângulos ainda gerava menores valores de Ra.


Agradecimentos: ao Dr. Ing. Thomas Bergs e ao suporte técnico e financeiro do Fraunhofer Institut Produktionstechnologie, Aachen - Alemanha.

Referências Bibliográficas:

König, W.; Klocke, F. - Fertigungsverfahren 1 Drehen, Fräsen, Bohren, RWTH, Aachen, 1997. Weingaertner, W.L. - Plasmaunterstützte Warmzerspanung, Dissertation, RWTH, Aachen, 1983.