Índice Imprimir Busca

INTEGRIDADE SUPERFICIAL DO AÇO INOX NITRETADO EM OPERAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DUPLA FACE

F.L.P. Rodrigues (1), J.R. Ferreira (2) , D. Kane (3)

(1) Pinheirinho, Itajubá - MG, cep: 37500-000. (2) Aluno de graduação, Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Av. BPS nº1303, Bairro Professor orientador da Escola Federal de Engenharia de Itajubá. (3) Aluno de mestrado da Escola Federal de Engenharia de Itajubá.

Palavras-chave: Retificação Dupla Face, Aço Inox Nitretado e Integridade Superficial.

Resumo

O processo de retificação é um dos mais problemáticos dentro de um processo produtivo. As diferenças de qualidade de fabricação de um mesmo tipo de rebolo e o desconhecimento das condições ideais de utilização agravam este problema. A retificação é o processo que tem como papel solucionar os problemas de qualidade e de tempo de todo o processo de fabricação.

Este trabalho de caráter experimental, tem o intuito de estudar o comportamento da integridade superficial do aço Inox ASL 817, endurecido superficialmente pela nitretação e submetido ao processo de retificação dupla face com rebolos CBN (Nitreto Cúbico de Boro). Neste estudo são verificadas as influências de cada parâmetro de corte, (Vc: velocidade de corte; Ad: profundidade de corte; Vw: avanço) na integridade superficial da peça usinada.

Este processo tem uma aplicação em larga escala na retificação de anéis de pistão, pois as peças são alimentadas continuamente com velocidade uniforme até a área de retificação. O CBN é um material muito eficiente quanto ao desgaste por abrasão, assim é o mais recomendado para usinagem de aços endurecidos (Damasceno, 1993). Máquina: Retificadora de Duplo Disco NISSEI 90000-2. Rebolo: CBN/Resinóide NORITAKE f 585mm. Dressador: SIVAT AA220 G8 V.I.

A aplicação da técnica de Projeto e Análise de Experimentos (Mont´Alvão , 1998) pode auxiliar na obtenção de resultados com melhor qualidade. Uma vez adotada esta técnica experimental, precisou-se estabelecer os níveis superiores e inferiores para os fatores de usinagem. A replicagem, foi aplicada a fim de observar se os resultados são estatisticamente significativos, sendo realizada de forma aleatória. O método da blocagem é a subdivisão do espaço experimental em grupos homogêneos. Por limitar a comparação de tratamentos dentro de tais blocos, maior precisão pode ser obtida. Desta forma o experimento foi divido em 16 blocos, constituídos de aproximadamente 500 anéis de aço inoxidável nitretado, dando um total aproximado de 8000 peças a serem usinadas.

O comportamento da rugosidade média no ensaio, figura 1, calculado para cada bloco, permitiu concluir que existe influência da condição de usinagem dentro da seqüência de ensaio. Sendo a velocidade de corte (Vc) o parâmetro mais relevante.


A figura 2, valores de tensões residuais vs. sequência de ensaio, indica que os sinais "negativos" são tensões compressivas. A avaliação dos níveis de tensão nas condições severas e favoráveis mostra que existe uma variação de tensão ao longo do ensaio.


Os resultados obtidos neste trabalho permitiram observar que as tensões residuais geradas pelo processo de retificação aplicado são benéficas. Tanto estas tensões como a rugosidade, são fenômenos que estão diretamente relacionados com a variação dos parâmetros de corte.


Agradecimentos: Os autores agradecem a Mahle - Cofap pelo suporte técnico e ao CNPq pela bolsa de iniciação científica.

Referências Bibliográficas:

[1] Damasceno, D., 1993, "Análise das Tensões Residuais após Torneamento e Retificação do Aço ABNT 52100 Endurecido", Tese de Mestrado, Unicamp, Campinas.
[2] Mont´Alvão, C. A., 1998, "Determinação dos Fatores Significativos do Processo de Corte por Plasma a Ar Comprimido através da Utilização do Projeto e Análise de Experimentos", Tese de Mestrado, Escola Federal de Engenharia de Itajubá.