Índice Imprimir Busca

APRESENTAÇÃO DINÂMICA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O SETOR METAL MECÂNICO EM AMBIENTE VIRTUAL: ÊNFASE USINAGEM

F. F. de Mello Neto (1), A. A. Pereira (1)

Orientadores: Profa. M.E. Elizabeth Marques (1) e Dr. Eng. Lourival Boehs (1)

(1) Departamento de Engenharia Mecânica, Bloco A, Campus Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, CEP: 88040-900.

Palavras-chave: Usinagem, Ensino de Engenharia, Ensino Profissional, Ensino à distância, Metal mecânico.

RESUMO

Há um novo pensamento, uma nova maneira de se ver as riquezas das organizações. O capital financeiro por si só não é capaz de medir o real valor das empresas. É necessário pensar também em termos de capital humano. Toda capacidade, conhecimento, habilidade e experiência dos integrantes da empresa e também toda a dinâmica de sua organização estão incluídos no termo capital humano (EDVINSSON & MALONE, 1998). Por isso é imprescindível a contribuição das universidades na difusão do conhecimento valendo-se das modernas tecnologias no âmbito da informática e da comunicação. Através deste caminho ampliam-se as possibilidades de crescimento das pessoas e das organizações em que trabalham.

Os autores, acadêmicos de Engenharia Mecânica da UFSC, na condição de bolsistas de iniciação científica, apoiados pelo CNPq/RHAE, vêm desenvolvendo material didático sobre fundamentos de usinagem para ensino em ambiente virtual.

Este trabalho tem a orientação do Dr. Eng. Lourival Boehs e é um segmento do Projeto Sistematização e Difusão de Conhecimentos para o Setor Metal Mecânico em Ambiente Virtual, ora em execução no âmbito do CIMM (Centro de Informação Metal Mecânica), sob a coordenação da Profa. M.E. Elizabeth Marques. O CIMM, vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, constituiu equipe técnica para o desenvolvimento e suporte deste empreendimento.

O projeto maior objetiva a coleta e estruturação de conteúdos técnico-científicos nas áreas de soldagem, materiais, conformação, fundição e usinagem, de forma adequada para a sua difusão no ambiente virtual da internet. Propicia, assim, um novo canal de comunicação, ofertando conhecimentos e informações técnicas e possibilitando o compartilhamento de idéias e experiências entre as pessoas com interesse no setor metal mecânico.

O desafio colocado aos autores é transpor as dificuldades da preparação de material didático, correspondente ao Módulo Usinagem, para ser utilizado on-line. O produto a ser disponibilizado procurará atender a demanda de universitários e de pessoal técnico da indústria por conhecimentos básicos sobre usinagem.

Inicialmente, a tarefa implica planejar a confecção dos diversos sub-módulos. Cada sub--módulo procura esgotar, no nível fundamental, um conjunto de conhecimentos afins, como "processos de fabricação em usinagem" ou "ferramenta de geometria definida" (STEMMER, 1995). Os sub-módulos são constituídos de textos, imagens e animações e são independentes entre si.

Em seguida, são efetuados o estudo bibliográfico, a seleção dos conteúdos e a elaboração dos textos e imagens, os quais são então editados, estruturados em formato de páginas da internet e disponibilizados para acesso no site www.cimm.com.br, na seção Material Didático.

Os conteúdos coletados passam por um processo de adaptação, de tal maneira que o tema seja abordado de forma clara, direta e completa, para permitir ao usuário uma interação facilitada com o material. Os conteúdos partem de uma abordagem geral e em seguida são detalhados. Procura-se atender a proposta de BAZZO (1997) no sentido de que as imagens permitam uma visualização espacial e compatibilizada dos diversos componentes. Esta organização em formato didático ressalta a aplicação prática dos fundamentos de cada um dos tópicos abordados nos sub-módulos.

A edição contempla o uso de técnicas de animação que facilitam o aprendizado. Nesta etapa se procura assegurar a atratividade, utilidade e praticidade do material. O recurso da animação é extensamente usado, pois estimula o aprendizado visual e alia os recursos da computação à simulação gráfica dos processos de usinagem. Na confecção das animações são utilizados principalmente o Flash 4.0 e o AutoCAD R14 (SOUZA, 1999). As animações que mostram processos de usinagem apenas sob um ângulo de visão são produzidas integralmente no Flash 4.0. Por outro lado, para as animações que requerem uma vista em perspectiva, ou um movimento de câmera mais complexo, a solução encontrada foi fazer uso do ambiente tridimensional do AutoCAD R14. Assim, cada quadro da animação é desenhado no ambiente 3D e após a renderização é gerado um arquivo no formato bmp, a ser convertido para o formato gif e finalmente importado pelo Flash. No Flash faz-se a composição ordenada dos quadros e adicionam-se textos e outros elementos gráficos simples.

A inserção e manutenção das páginas virtuais são realizadas mediante o uso de um utilitário denominado Construtor, desenvolvido por membros da equipe técnica do CIMM, e que gerencia todas as páginas do site.

Até o momento, a disponibilização dos dois primeiros sub-módulos de usinagem tem gerado sugestões e comentários favoráveis e de apoio ao trabalho. Também a taxa de acessos à seção Material Didático vem aumentando nas últimas semanas.

À medida que este trabalho for aceito pela comunidade do setor metal mecânico, um novo canal de educação à distância e apoio à formação profissional poderá surgir. A utilidade desse material em ambiente virtual também é percebida no meio acadêmico. Exemplo disso é a aplicação recente dos sub-módulos na disciplina de Introdução aos Processos de Usinagem no curso de Engenharia Mecânica da UFSC.

Agradecimentos: Agradecemos a toda a equipe do CIMM e a seus parceiros pelo suporte, e ao CNPq/RHAE pelas bolsas de Iniciação Científica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAZZO, W.A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução à Engenharia. 5.ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1997. 272p.
EDVINSSON, L.; MALONE, M.S. Capital Intelectual. São Paulo: Makron Books, 1998. 214p.
SOUZA, A.C. et al. AutoCAD R14: guia prático para desenhos em 3D. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999. 317p.
STEMMER, C.E. Ferramentas de Corte I. 4.ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1995. 249p.
. Ferramentas de Corte II: brocas, alargadores, ferramentas de roscar, fresas, brochas, rebolos e abrasivos. 2.ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1995. 326p.