Carta do Chairman | Carta da Diretoria da ABCM | Comitê Organizador e Colaboradores | Palestras e Mesas Redondas | Artigos Publicados | Expositores

Carta do Chairman

O Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) é atualmente o segundo maior evento da área de Engenharia e Ciências Mecânicas no Brasil, e vem sendo organizado a cada dois anos, desde 1990, tradicionalmente nas regiões norte e nordeste do país, com o intuito de contribuir para descentralizar e melhor distribuir os conhecimentos da área no País. O congresso já foi realizado nas cidades de João Pessoa, Natal, Belém, Recife e, na sua última edição em 2008, sua sede foi a cidade de Salvador. O CONEM configura-se como um fórum legítimo de discussão de temas de caráter científico, tecnológico e mercadológico. A média histórica de participantes no congresso é de aproximadamente 700 pessoas oriundas de instituições de ensino e de P&D, e também do setor industrial. O CONEM, portanto, representa uma oportunidade de encontro de profissionais da área em um ambiente propício à atualização, troca de experiências e iniciativas de parcerias, muitas delas consolidadas e formalizadas após o evento.
A excelência na organização das cinco edições anteriores do Congresso, traduzida, dentre outros elementos, pelo grande envolvimento de toda a comunidade da área de Engenharia e Ciências Mecânicas e afins, tanto do setor acadêmico quanto do industrial; pela abrangência de temas abordados e pela análise criteriosa dos trabalhos, coloca o CONEM como um evento consagrado por todos aqueles que atuam na área.
Para o VI CONEM, a comissão organizadora oferece o ambiente científico e tecnológico da cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba, em torno do tema: ENGENHARIA PARA TODOS. O tema escolhido, na profundidade de sua simplicidade, procura refletir a grande necessidade da formação de Engenheiros, face ao desenvolvimento industrial, científico e tecnológico de um país que precisa crescer de forma sustentável e distribuir sua riqueza a um grande número de pessoas que não tiveram oportunidades no passado.
Para essa sexta edição foram batidos todos os recordes do evento, com a submissão de 2252 resumos que resultaram em aproximadamente 1351 trabalhos completos que foram revisados por consultores ad hoc de todo o país. Ao final do processo de revisão, restaram 1138 trabalhos para publicação nos anais do CONEM 2010.
Nesse contexto, agradecemos a todos os colaboradores, patrocinadores e expositores que acreditaram no CONEM 2010 e desejamos a todos os congressistas um ótimo evento, rico e frutuoso em termos de novos contatos e novas oportunidades de crescimento científico e tecnológico.

Campina Grande, 18 de agosto de 2010.

Prof. Carlos José de Araújo
Presidente do CONEM 2010

©CONEM 2010 - Engenharia para Todos.