Em novembro de 1999, um grupo de pesquisadores e professores universitários abraçou a idéia de criar um congresso voltado para a área de fabricação, ponderando que sua primeira edição deveria acontecer no estado do Paraná, aproveitando o momento da implantação do pólo automobilístico nesse estado. O apoio formal da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM e a criação do Comitê de Engenharia de Fabricação no seio dessa Associação constituíram fatores decisivos para a organização da primeira edição do congresso. A primeira ação do Comitê foi propor a realização do 1º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação - COBEF na cidade de Curitiba em abril de 2001.

Desde então, o COBEF se consagrou como o evento mais importante da Engenharia de Fabricação no Brasil, sendo promovido em diferentes localidades do país, quais sejam: Uberlândia (2003), Joinville (2005) e Águas de São Pedro (2007). Nesta quinta edição do COBEF serão apresentados 178 trabalhos distribuídos nas seguintes sessões: Conformação Mecânica, Desenvolvimento de Produtos: montagem e manufatura, Engenharia da Qualidade, Engenharia de Superfícies, Fundição, Inovações e Novas Tecnologias na Fabricação, Manufatura: automação, planejamento, gestão e projetos, Materiais, Metalurgia do Pó, Metrologia, Processamento de Polímeros, Prototipagem rápida, Simulação de Processos de Fabricação, Soldagem, Tribologia e Usinagem.

O 5º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação – COBEF 2009 se consolida como um fórum onde os profissionais dos setores industrial e acadêmico poderão discutir temas de cunho tecnológico e científico de interesse mútuo e em sintonia com as realidades brasileira e mundial

Essa 5ª edição, o Congresso ocorreu em Belo Horizonte - MG, no período de 14 a 17 de abril de 2009, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais, com um total de 184 trabalhos inscritos em 16 diferentes temas.

Prof. Alexandre Mendes Abrãao


produção: contato@fanfarraestudio.com.br