4o Congresso Brasileiro

de Engenharia de Fabricação


 

Mensagem do Presidente

 

Com grande satisfação, em nome da comissão organizadora, expresso nossos sinceros votos de boas vindas a todos os participantes do 4o Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF) e agradecemos pelo envio dos trabalhos e sua participação nas sessões técnicas, cerimônias oficiais e momentos de confraternização.

Nesta 4ª edição, o Congresso ocorre em Águas de São Pedro - SP, no período de 15 a 18 de abril de 2007, organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas e pelas Faculdades de Engenharia da Universidade Estadual Paulista. Nesta ocasião, busca-se consolidar o sucesso das edições anteriores 1º COBEF (Curitiba 2001), 2º COBEF (Uberlândia 2003) e 3º COBEF (Joinville 2005).

O COBEF 2007 demonstra uma excelente evolução no número e perfil dos participantes, auxiliado em grande parte pelo apoio do CIMM na implantação do sistema que gerou a página na Internet e nos auxiliou a gerir o processo de recebimento e validação dos resumos e posteriormente dos textos finais e suas respectivas correções após o processo de revisão pelos colegas que participaram do processo de revisão técnica dos trabalhos. A comissão organizadora recebeu 450 resumos, foram aceitos um total de 309 trabalhos, que após o processo de revisão resultou em 280 trabalhos, oriundos tanto das universidades como também de empresas, registrando a participação crescente de congressistas de outros paises.

O COBEF consolida-se assim como um fórum brasileiro de discussão e apresentação, difusão de pesquisa, conhecimento da engenharia de fabricação produzida no Brasil em sua área acadêmica e industrial. Manteve-se uma mescla não só de temas como também de abordagens, sejam mais acadêmicas ou teóricas ou mais imediatas para prática industrial. Uma mescla que possibilita e promove a tradição do contato e convívio amistoso entre o ambiente acadêmico e o industrial, encorajando a formalização de projetos e desenvolvimentos conjuntos.

Em relação ao congresso anterior ampliou-se o leque temático das contribuições, estando os trabalhos distribuídos entre as seguintes áreas: Usinagem, Soldagem, Conformação Mecânica, Simulação de Processos de Fabricação, Tribologia, Engenharia de Superfícies, Fundição, Metalurgia do Pó, Metrologia, Inovações e novas Tecnologias na Fabricação, Desenvolvimento de Produtos : montagem e manufatura, Manufatura: automação, planejamento, gestão e projetos.

Agradecemos a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), promotora deste evento, pelo apoio em confiar a mim e ao Prof. Sergio Button a organização deste evento. Agradeço aos colegas do comitê cientifico, cuja contribuição foi imprescindível para a realização desta tarefa.

Em nome da comissão organizadora do 4º. COBEF agradeço o imprescindível apoio financeiro recebido das empresas Villares Metals, Sandvik Coromant e Embraer. Do mesmo modo, somos gratos também aos órgãos de fomento à pesquisa que apoiaram financeiramente este congresso: a CAPES, o CNPq e a FAPESP.

O cuidado com o registro ISBN da edição deste caderno de resumos e do CD com os trabalhos completos junto à Biblioteca Nacional, reforça a qualidade com que chegam às suas mãos, fruto direto da colaboração de todos os autores e revisores, aos quais registramos nossa gratidão.

Finalmente, desejamos uma participação profícua, cordial, amistosa e tecnicamente recompensadora nestes quatro dias em Estância de São Pedro.

Gilmar Ferreira Batalha

Presidente da comissão organizadora do 4º. COBEF

Abril de 2007




Instituição Promotora

  ABCM - Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas.

 

Instituições Organizadoras

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)

Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual de Campinas (FEM-UNICAMP)

Faculdades de Engenharia da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

 

Comitê Organizador

Prof. Gilmar Ferreira Batalha – Presidente - (Escola Politécnica da USP)

Prof. Sergio Tonini Button – Vice – Presidente – (Faculdade de Eng. Mecânica – UNICAMP)

 

Comitê Científico

Prof. Dr. Gilmar Ferreira Batalha – PMR - EPUSP

Prof. Dr. Luciano Pessanha Moreira – EEIMVR-UFF

Prof. Dr. Jaime Alvares Spim Junior – CT-EE-UFRGS

Prof. Dr. Louriel Vilarinho – DEM - UFU

Profa.Dra. Maria Clara Filippini Ierardi - DEMa-FEM-UNICAMP

Prof. Dr. Olívio Novaski – DEF-FEM-UNICAMP

Profa. Dra. Roseana da Exaltação Trevisan - DEF-FEM-UNICAMP

Prof. Dr. Sadek Crisóstomo Absi Alfaro – DEM-FT-UnB

Prof. Dr. Sérgio Tonini Button – DEMa –UNICAMP

 

Comitê de Engenharia de Fabricação da ABCM 205-2007

Prof. José Divo Bressan - Secretário Executivo (UDESC Joinville)

Prof. Lourival Boehs - (UFSC)

Prof. Marcelo Teixeira dos Santos - (SOCIESC)

Prof. Valtair Antônio Ferraresi - (UFU)

Prof. Eduardo Carlos Bianchi - (UNESP)

Prof. Miguel Ângelo Menezes - (UNESP)




Início