OBTENÇÃO E FUNCIONABILIDADE DO DIAFRAGMA METÁLICO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ROLAMENTO DO VLS-1, PELO PROCESSO DE REPUXAMENTO. 

Valderci José Giacomelli, Lindolfo de Araújo Moreira Filho e Miguel Ângelo Menezes  


Resumo: A Missão Espacial Completa Brasileira (MECB) é um programa integrado, visando o projeto, o desenvolvimento, a construção e a operação de satélites de fabricação nacional, a serem colocados em órbitas baixas por um foguete projetado e construído no país e lançado de uma base situada em território brasileiro. Para tanto, está sendo desenvolvido pelo CTA/IAE, o Veículo Lançador de Satélites, o VLS-1. Entre os sistemas que foram adquiridos de empresas estrangeiras, devido ao longo tempo necessário aos respectivos desenvolvimentos, destaca-se, entre outros, o Sistema de Controle de Rolamento (SCR). O Sistema de Controle de Rolamento do VLS-1 é um sistema propulsivo auxiliar, a propelente líquido, que tem por função permitir o controle da atitude do veículo em torno do seu eixo longitudinal. Assim, um programa de desenvolvimento desse sistema está em andamento no CTA-IAE; e um dos desafios, no aspecto tecnológico, reside no desenvolvimento dos componentes Propulsor e Tanques de Propelente providos de diafragmas metálicos. Esses tanques, um de combustível (tetróxido de nitrogênio) e outro de oxidante (di-metil hidrazina assimétrica) são vasos metálicos em alumínio, com membrana metálica deformável (diafragma metálico), também em alumínio, em seu interior para isolar o gás pressurizante do propelente líquido e permitir a expulsão do mesmo em qualquer condição de vôo. É necessário, que tanto os tanques, quanto às membranas, sejam em alumínio devido à compatibilidade desse material com os propelentes. A proposta deste trabalho consiste na obtenção do diafragma metálico através de uma operação de repuxamento, onde é investigado o desempenho e a conformabilidade das ligas de alumínio, Al5052, Al6351 e Al1050, durante o processo, de modo a cumprir o requisito funcional deste dispositivo de controle. O processo de repuxamento foi utilizado por se tratar de um método simples e barato Foi verificado que o alumínio Al1050 é o que se mostrou mais satisfatório no processo de repuxamento.