ANÁLISE DA POROSIDADE EM JUNTAS SOLDADAS PELO PROCESSO MIG/MAG ROBOTIZADO 

Roseana da Exaltação Trevisan e Ivan Gonçalves Maia  


Resumo: Porosidade é um dos defeitos mais comuns na soldagem de metais. Na indústria automobilística, a ocorrência desse tipo de defeito em componentes soldados pode comprometer a qualidade do produto; seja no aspecto de resistência da junta, seja no aspecto meramente estético. O principal objetivo deste trabalho é estudar a incidência de poros ao longo de um cordão de solda de um eixo automotivo e correlacionar essa incidência com os parâmetros de soldagem empregados. Tal cordão pertence a um eixo automotivo soldado pelo processo MIG/MAG robotizado. Durante a confecção dos cordões de solda, a tensão e a corrente do arco foram monitoradas. A velocidade de soldagem foi controlada por um programa instalado no próprio robô de soldagem. Os corpos de prova foram seccionados e as amostras preparadas metalograficamente para medição da porosidade. A porosidade foi analisada através de microscopia ótica. Os poros foram quantificados e os resultados mostraram que, levando em conta somente os parâmetros de soldagem, a formação de poros se deve a variação na velocidade de soldagem que ocorreu durante o processo de soldagem.