UM ESTUDO DO PROCESSO DE SOLDAGEM A LASER DE BLANKS AUTOMOTIVOS, COM E SEM REVESTIMENTO, NO AMBIENTE INDUSTRIAL VISANDO MELHORIAS INCREMENTAIS E REDUÇAO DE CUSTOS 

Fabrício Prieto Ladario, Milton Sergio Fernandes de Lima, José Carlos Magalhães , Laércio Franza , Dorival de Jesus Filho e Pedro Luiz Fogliene  


Resumo: A soldagem a laser de blanks é um processo de fabricação maduro para a indústria automotiva. Usando a potência do laser é possível unir diferentes tipos de aço, diferentes espessuras, com ou sem camadas protetoras, com elevado nível de flexibilidade. Em comparação com os métodos tradicionais de soldagem, a soldagem a laser produz cordões de solda mais estreitos, permitindo melhor prevenção da corrosão e distorções térmicas mínimas. Embora o processo já tenha adquirido um alto grau de conhecimento industrial, alguns defeitos estocásticos, como porosidades e inconsistências, são verificados. Este estudo apresenta um estudo sistemático, dentro de condições reais de produção, para determinar a influência dos parâmetros do processo sobre os defeitos de soldagem e apresentar soluções. Primeiro, verifica-se que blanks galvanizados apresentam, em geral, menos porosidades no cordão que os blanks sem revestimento. Isto se deve a proteção do zinco na frente da poça de fusão. Segundo, foi elaborada uma carta de processamento que localiza as melhores condições onde a soldagem apresenta boa qualidade do ponto de vista da penetração e porosidades. A modificação dos parâmetros de processo permitiu diminuir a densidade de porosidades. Terceiro, uma modificação no bico do gás de proteção permitiu uma redução de mais de 25% no consumo do gás hélio. Isto mostra que um estudo do processo de soldagem permite aumentar a produtividade e diminuir custos, em relação ao rendimento obtido pelos parâmetros padrão das máquinas laser.