DESENVOLVIMENTO DE CRITÉRIO DE FALHA DE SOLDA A PONTO PARA A MONTAGEM DE CARROCERIAS AUTOMOTIVAS  

Douglas Criado Ruiz e Gilmar Ferreira Batalha  


Resumo: O trabalho se baseia na aplicação de um critério do modo de falha de Vandenbossche para pontos de solda por resistência que permita o cálculo do diâmetro mínimo do ponto, indicando de modo confiável a ocorrência de falha na ZTA em cargas de cisalhamento. Foram estudados modelos (AWS 1995, ISO 2004), em aços BH revestidos com galvanneal. Tais modelos têm comportamentos diferentes em relação à Vandenbossche. O modelo AWS resultou em diâmetros de pontos de solda menores que os mínimos requeridos, e assim sua utilização na indústria automotiva não é recomendada. O modelo da ISO atende os requisitos para algumas espessuras na condição d = 6.√t. Foi verificada a aplicabilidade dos parâmetros iniciais de solda de uma das tabelas de referência General Motors (WS-1, 2003), assim como atendidos os diâmetros mínimos determinados por Vandenbossche. Os diâmetros reais cobrem os valores mínimos requeridos pelos modelos.