PROPOSTA DE MODELO DE FORMAÇÃO DE PREÇO BASEADA NO CONCEITO DE MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO. 

Alexandre Augusto Martins Carvalho e Nivaldo Lemos Coppini  


Resumo: As grandes empresas, inclusive as montadoras, estão passando por um processo de reestruturação buscando vantagens competitivas. Neste contexto de mudanças, a descentralização de suas atividades produtivas é uma ferramenta muito eficiente para o sucesso da estratégia operacional. Um dos resultados esperados pelas grandes empresas é uma redução dos custos fixos e o aumento dos custos variáveis. Empresas fornecedoras de peças de usinagem não são exceções neste cenário e devem se preparar para fazer parte dele. Entender o mercado e identificar os custos para formação adequada de preços, acredita-se na possibilidade de criação de uma oportunidade de otimização do processo de usinagem, objetivando uma maximização dos lucros, principalmente para o caso de pequenas e médias empresas que prestam serviços neste segmento. O presente artigo é composto por uma introdução onde é abordada a contextualização do mercado atual de terceirização de peças usinadas. Tem como objetivo propor procedimento para identificação dos custos, analisar sua influência e como otimiza-los nos processos ou atividades de fabricação por usinagem com vistas a uma melhor formulação de preços e otimização de resultados, para maior lucratividade, quando do fechamento de contratos. O estudo é de especial interesse, porém não restrito a estas, para empresas de pequeno e médio porte fornecedoras de peças usinadas que desejam maior segurança ao emitirem seus orçamentos ou aceitarem contratos de prestação de serviços de usinagem no cenário atual do mercado.